Qual é a importância da qualidade do sono?

Qual é a importância da qualidade do sono?

Hoje não vos vou falar da importância das crianças dormirem bem e das suas necessidades de sono, hoje é mesmo sobre as necessidades de dormir das mamãs

Sim, porque nós mamãs também precisamos de dormir bem e o número de horas suficientes, mas a maioria das vezes dividimo-nos entre tantas tarefas que acabamos por negligenciar as nossas próprias necessidades!

Sabiam que nós mulheres temos necessidades de sono superiores aos homens? Pois é, mais uma vez isso deve-se às nossas hormonas, dormir bem é essencial para conseguirmos manter os nossos níveis de hormonas em valores estáveis e saudáveis.

Se não dormirmos bem, não só ficamos fisicamente cansadas, como o nosso humor também se altera, ficamos mais propicias a sentir raiva, a ter depressão, angústia, ficamos mais irritáveis e “atacamos” à mínima coisa que nos desagrade, pois é, mais umas coisitas originadas pelas nossas adoráveis hormonas das quais os homens se livram!

Pois, porque os homens não sofrem estas alterações tendo as mesmas horas de sono do que nós, precisamos dormir mais e a qualidade do sono também é importante nesta questão

E quando falamos em qualidade de sono falamos no número de horas dormidas, na quantidade de vezes que se acorda durante a noite, no tempo que se demora a adormecer.

Para as mulheres o ideal seria dormir cerca de 7horas por noite enquanto que os homens necessitam apenas de 6horas. Mas o ideal será cada uma de nós ajustar a quantidade horas de sono de que precisa, já que podem variar ligeiramente

model-991420_1280

Claro que o período ideal para avaliarmos as nossas necessidades de sono é durante as férias, para que nos possamos deitar à hora em que estejamos com sono e acordarmos sem necessitar de colocar despertador e depois avaliarmos como nos sentimos e aí saberemos ao certo de quantas horas precisamos dormir.

Estudos revelam que se dormirmos menos de 5horas por noite durante mais de 4 dias seguidos para o nosso cérebro é equivalente a estarmos bêbadas!

Sintomas de falta de sono: memória fraca, dificuldade de raciocínio, diminuição do desejo sexual, olheiras, pele sem brilho, irritabilidade, aumento de peso, perda de elasticidade da pele.

Se esta falta de sono se durar longos períodos pode levar a depressão, obesidade, problemas cardíacos, diabetes, tensão alta.

Claro que quando temos um recém-nascido torna-se muito difícil termos uma boa qualidade de sono, por isso, normalmente esse é um período que pode ser um grande teste ao relacionamento do casal se não houver uma grande interajuda.

Quando é o primeiro filho até é mais fácil porque sempre podem aproveitar para dormir quando o bebé dorme, quando há mais filhos é bem mais difícil mas não é impossível, o importante neste período é aproveitar para dormir sempre que se possa mesmo que isto implique ter uma casa menos arrumada, já que conseguir dormir bem neste período pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de depressão pós-parto.

bed-945881_1280

Por isso meninas já sabem, mesmo com os filhotes e com todas as exigências que temos no nosso dia-a-dia é importante cuidarmos também de nós e das nossas necessidades básicas como o sono.

Se dormirmos bem vamos andar mais bem-dispostas, vamos ser mais eficientes durante o dia, vamos estar mais bonitas e o mais importante, vamos manter-nos mais saudáveis.

banner mae novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.