Co-Sleeping, sim ou não?

Co-Sleeping, sim ou não?

Para quem não sabe o co-sleeping basicamente é quando o bebé dorme na cama dos pais. E é um daqueles temas controversos em que ninguém se entende, há pediatras que recomendam outros que são completamente contra (a pediatra dos meus filhos é contra), depois vêm aqueles estudos que por vezes lemos por aí que se fizermos uma boa pesquisa também são completamente opostos, uns só vêem vantagens e outros só vêem perigos!

É com temas como estes em que cada um defende a sua ideologia que vemos o quando devemos agir consoante o que é melhor para nós e não consoante o que os outros acham!

Quando temos o primeiro filho normalmente somos muito idealistas e tentamos que seja tudo muito perfeitinho, mas isso acaba por não acontecer e é preciso sabermos lidar com essas situações, claro que depois do terceiro limitamo-nos a fazer o que funciona melhor na altura porque normalmente só queremos mesmo é dormir umas horitas mesmo que sejam poucas!

Eu pratiquei o co-sleeping várias vezes simplesmente porque dá imenso jeito a meio da noite quando estamos a amamentar o bebé e acabamos por adormecer com ele looool (que a minha pediatra não me oiça dizer isto loool)

Sempre tive a cama de grades junto à minha cama, depois do meu filho nascer esteve no quarto mais de 4anos, como a mais nova só tem 2 anos e meio de diferença dele a cama nem chegou a sair do quarto.

Com a minha filha mais velha metia-a sempre na caminha dela para ela adormecer e por vezes ficava deitada ao lado dela a dar-lhe a mão, quando ela chorava a meio da noite é que normalmente a passava para a minha cama para dar de mamar e acabávamos sempre por adormecer as duas, mas isto não aconteceu durante muito tempo já que ao final de dois meses ela já dormia a noite toda na sua caminha

Nós as duas apanhadas a dormir
Nós as duas apanhadas a dormir

Com o meu filho foi o terror, ele não dormia muito tempo na cama dele mas o co-sleeping também não ajudava muito já que ele acordava imensas vezes durante a noite, agora não come nada mas na altura estava sempre agarrado à mama e não era para fazer de chucha, era mesmo comilão. Ele acabou por dormir comigo até uns dois meses antes da irmã nascer e pouco usou a cama de grades, curiosamente quando passou para o quarto dele passou a dormir lindamente e é sempre o primeiro a adormecer!

Com a minha filha mais nova foi semelhante tentava sempre que ela dormisse na cama dela mas a meio da noite acabava sempre por vir para a minha para mamar e assim que descobriu que conseguia passar para a minha cama da dela regra geral adormecia na dela mas depois passava para a minha a meio da noite e muitas vezes eu nem dava por isso e acordava com ela ao lado! Ou então fugia para a cama da irmã no início da noite para dormir e eu depois tinha que a colocar na cama dela!

No início quando passou para o quarto com a irmã por vezes ainda fugia ou para a minha cama ou para a cama da irmã, mantendo a consistência de a meter a dormir na cama dela ela acabou por aprender e hoje em dia já é raro ela vir para a minha cama, mas por vezes a meio da noite ainda gosta de ir para a cama da mamã, principalmente quando a mana não dorme em casa ou quando está doentita, que agora no inverno é quaser sempre!

Sempre que dormia com eles quando eram pequenos tinha o cuidado de me deitar em posição fetal e os pés deles ficavam a bater nas minhas pernas para que não deslizassem por baixo da roupa, e colocava-os entre mim e a cama de grades para não terem para onde rebolar! 

 

baby-22194_1280

Tinha também cuidado com a roupa para que não cobrisse o bebe, eles ficavam sempre um pouco mais acima

Quanto à morte súbita, que é o terror dos pais, os estudos mais uma vez demonstram que podem prevenir se forem estudos a favor, se forem estudo contra demonstram que aumentam o perigo, quer por sobreaquecimento, quer por os pais rebolarem… enfim é preciso ter cuidado com estas coisas sem dúvida.

Mas os estudos a favor convencem-me mais, uma vez que nós temos um mecanismo no cérebro que se ativa quando paramos de respirar durante o sono que faz com que voltemos a respirar, nos bebes pequenos este mecanismo normalmente ainda não funciona a 100% e eles podem esquecer-se de respirar, se dormirem no mesmo quarto ou cama que a mãe como a mãe está a respirar o cérebro deles capta isso e não se esquecem ajudando a desenvolver esse mecanismo!

Resumindo esqueçam as teorias extremistas e façam sempre aquilo que por instinto vosso seja melhor para vocês e para o vosso bebé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.