O peso do não

O peso do não

Olá

No outro dia estava a falar com uma amiga minha sobre os meus filhotes e de como a minha filha estava a passar pela fase no ‘não’, a determinada altura ela diz: “aprendem a dizer não muito depressa, não aprendem assim o sim”.

Eu fiquei a refletir sobre isso e realmente dei-me conta que a palavra ‘não’ é uma das primeiras que se aprende a dizer e mais do que aprender uma palavra negativa, aprende-se a atitude do ‘não’ e isto na maioria das vezes acaba por ter um peso enorme ao longo das nossas vidas!

As crianças aprendem por imitação e dei-me conta que o ‘não’ é uma palavra que estamos constantemente a repetir, “aí não se mexe”, “não vás para aí”, “não digas isto ou aquilo”, “não grites”, “não te deites do chão”, enfim…

A verdade é que eles desde cedo compreendem o ‘não’ como uma palavra de poder, de controlo e rapidamente aprendem a dizer que não a tudo o que lhes mandamos fazer, a minha filha mais nova di-lo na brincadeira, está sempre a dizer que não, a primeira resposta dela é sempre que não e por vezes volta a corrigir e depois diz que sim.

Desde que tomei consciência disto tenho o mais possível evitar dizer que não contornando as situações de outra maneira, mas o certo que é tão inato e inconsciente que se torna bastante difícil muitas vez.

Nós acabamos por crescer com isto na cabeça e muitas vezes acabamos por ganhar a atitude de ‘não’ perante a vida, já te apercebeste disso? Em pequenos a palavra ‘não’ era uma palavra de poder sobre nós então estar sempre a recusar o que nos aparece à frente é quase como que uma forma de recuperar esse poder!

finger down

Então sempre que somos desafiados em alguma área da nossa vida a nossa primeira atitude, regra geral, é dizer que ‘não’ e isso é terrível para o nosso progresso acabamos por ficar parados no mesmo sítio, constantemente a protestar contra tudo sem conseguirmos ter uma atitude positiva.

Porque é importante ter consciência disto? Muito simples, porque se tiveres consciência de um tipo de comportamento que tens que é negativo para a tua vida podes conscientemente alterar isso e consequentemente alterar a tua vida.

Mas atenção que o equilíbrio é importante para não passares a dizer que sim a tudo! Quando te aparecer um desafio, seja em que área da vida for, antes de dizeres logo que não, primeiro analisa os desafios, pondera os prós e os contras e tem uma atitude consciente em vez de teres a atitude inconsciente do ‘não’

Eu era do tipo de pessoa que tinha atitude ‘não’ e isso tem mudado bastante desde que comecei a trabalhar com a empower e com os lazy, sabes porquê? Porque é muito mais que um negócio, temos também muita formação em desenvolvimento pessoal e isso acaba por se aplicar a tudo na vida!

Então desafio-te a juntares-te a nós e a fazeres algo de diferente na tua vida. Vais dizer já que não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.