Boa semana #435 – Uma rápida passagem pela praia da Tocha
Na sexta-feira, da semana passada (dia 11), fizemos uma rápida passagem pela praia da Tocha a caminho de Nespereira! Com o tempo tão ocupado de atividade e com tanta coisa que tem acontecido ainda não tinha havido muito tempo para desfrutar da praia, que eu adoro, mas os nossos horários parecem cada vez mais complicados e muitas vezes o cansaço leva a melhor, mesmo quando há algum tempo.
A ideia era passarmos mais tempo por lá, mas claro que saímos muito mais tarde do que o previsto e o tempo tornou-se curto, mas eu queria mesmo muito ir à praia e principalmente queria muito passar pela Tocha, foi uma praia que fez parte da minha adolescência!
E a bem da verdade muitas coisas se passaram ali, a primeira vez que fui para lá tinha apenas 16 anos, depois seguiram-se mais umas vezes até casar e depois de casar tive lá só 2/3 vezes. Mas as grandes recordações foram mesmo criadas no meu tempo de adolescente! Não seria muito de esperar que por ali encontrasse pessoas da minha escola, mas houve um ano que encontrei, que levou à formação de uma série de memórias! Mas não só, passava pouco tempo por ano por ali, então é realmente impressionante que tenha tantas histórias para contar daquele sítio.
Voltando à nossa passagem por lá, almoçámos na Figueira da Foz, que levou uma eternidade, as pessoas do shopping aonde fomos são mesmo lentas a trabalhar! Mas ainda deu para passar pela praia, fizemos algumas fotos logo na zona de entrada, está diferente e muito gira com um barco na rotunda. E fomos até à praia, com uma passagem por uma loja ali na zona pedonal que tinha uma toalha do homem aranha e que o R já pedia há muito!
Chegámos à praia e a bandeira estava vermelha, com maré alta e o mar bem bravo, ainda faz aquela cova enorme, o que faz não só com que tenha grandes ondas, como também que se passe de água pela zona do tornozelo para água pelo pescoço! E quanto mais cheia estiver a maré pior, claro! Não é das praias mais amigas das crianças, especialmente quando a maré está cheia.
Já a parte da areia é mais amigável, ficámos junto a um parque infantil, que não existia no meu tempo, que os miúdos adoram sempre, e tem também vários campos, de vólei, futebol, ótimo para entreter os miúdos também! Nessa parte já é mais amigável!
Estivemos um pouco ao sol enquanto faziam a digestão, foram brincando, foram até ao parque e depois quando a maré começou a descer e a bandeira mudou ainda fomos até à água, que, diga-se de passagem, é a parte preferida dos miúdos. Não foram muitas horas, mas foram umas horas bem passada e de muitas memórias a invadirem a minha mente!
Tínhamos deixado o carro cá mais abaixo junto à mata onde também tem mesinhas de piquenique e essas coisas perfeitas para almoçar, ou fazer um lanche! Nessa zona tem também casas de banho publicas que estavam bastantes limpas!
Depois rumámos a casa dos avós onde eles estão a passar umas férias!
Quem por aí conhece a praia da Tocha? Ou alguma das que ficam naquela zona?