Boa semana #381 – Férias em Vila Nova de Cerveira (parte 2)

Boa semana #381 – Férias em Vila Nova de Cerveira (parte 2)

Na quarta-feira da nossa semana em Vila Nova de Cerveira fomos até Caminha, a ideia inicial era ir à praia e até fomos, mas era completamente impossível fazer praia tal era o vento.

Estivemos na praia da Foz do Minho, na parte que fica ainda junto ao rio e depois na parte mesmo do mar, mas o vento era tanto que faz os ventos da praia do Guincho parecerem meras brisas!

Na parte do mar nem se conseguia mesmo estar porque as areias magoavam a bater na pele, mas na parte do rio ainda molhamos os pés e a água estava simplesmente gelada! Os miúdos ainda andaram ali um bocado no parque e depois fomos até Caminha.

Entrámos pela zona da muralha, que não tem nada lá dentro e descemos até à vila. Vimos a torre do relógio, estivemos na praça. Demos uma volta ali no centro e voltámos ao carro.

Seguimos as indicações das placas até ao miradouro da Fraga, a vista lá de cima é bastante bonita. Mas o miradouro de Santo Antão, que fica um pouco mais acima tem uma vista bem mais bonita! E tem ali uma pequena capela, mas tanto um como o outro estão um pouco isolados e não muito aproveitados para o turismo. Mas vale a pena ir ver a paisagem!

No regresso às Casas das Azenha passamos por Vilar de Mouros e como ainda era cedo resolvemos parar! Ainda metemos os pés no rio e andámos ali a brincar um pouco, depois caminhámos até à praia fluvial das Azenhas, que nem sabíamos que era ali!

Foi mesmo só seguir o caminho pedonal e fomos lá parar, claro que ficámos por lá um bocado, comemos um gelado. Como já estávamos no final do dia, já poucas pessoas estavam por lá o que permitiu apreciar a beleza e calma do local.

É mesmo muito bonita, tem um pequeno espaço com areia de um lado com um café por perto, depois no meio forma-se uma zona com relva que também dá espaço para meter algumas toalhas e mais um pouco espaço do outro lado. Não é muito grande, mas vale a pena a visita pela beleza do espaço.

Na quinta-feira fomos até Vila Nova de Cerveira à hora de almoço, tem um castelo, ou melhor, umas muralhas porque lá dentro não tem nada, apenas uma série de lojas fechadas… realmente é triste que o interior esteja tão mal aproveitado. Mas ainda assim temos uma bonita vista sobre o rio dali.

Depois fomos até ao parque que fica junto ao rio, o parque de lazer do Castelinho. Só demos um passeio por ali, os miúdos ainda foram brincar um pouco ao parque infantil, que tem um mini slide para delírio deles! E depois regressámos ao alojamento para irem à piscina!

Na sexta-feira foi o nosso último dia completo e como nos outros dias só saímos depois de almoço, de manhã foram até à piscina. Nos outros dias também foi piscina e andar de canoa nalguns dias. O rio está mesmo ali e o alojamento disponibiliza uma canoa para os hospedes usarem à vontade, os miúdos adoraram!

Da parte da tarde fomos dar um passeio até ao Forte do cão e fizemos o percurso nos passadiços que há ali perto, não são muito longos. Para lá fomos pelos passadiços e regressámos pela praia. Não havia ninguém na praia, também não era propriamente uma praia ideal para fazer praia com crianças. Depois do passeio regresso ao alojamento e piscina para a despedida!

Sábado foi dia de vir embora, não logo para casa, passámos por Nespereira primeiro para deixar a T e o L em casa dos avós. De manhã arrumámos tudo e fomos até à praia do Cabedelo perto de Viana do Castelo.

A praia é muito bonita, fica perto do parque de campismo e forma uma pequena baía, o que a torna perfeita para os miúdos brincarem à beira-mar. Dá para andar bastante pelo mar adentro sem que ele nos chegue sequer à cintura, mas é preciso ter resistência ao frio! Pelo menos no sábado a água estava mesmo muito gelada!

Estivemos um pouco na praia e depois almoçámos no shopping da estação, é bastante giro e tem um comboio a andar no teto nuns carris, o R adorou ver o comboio a passar por diversas vezes enquanto comíamos!

E depois fomos para Nespereira, pelo caminho ainda passámos por um incêndio perto da estrada que ainda assustou um pouco, os miúdos ainda viram um helicóptero a recolher água numa ribeira ali perto e a despejar no fogo. Este ano está a ser um ano difícil com muito incêndios 😞

Só ontem regressámos e casa e apenas com o R, a J chegou mais ou menos à mesma hora do que nós. E só hoje foi para casa dos avós de expresso!

E por aí, já foram de férias? Qual o destino escolhido este ano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.