Boa semana 287 – Primeiro teste sars-cov2 na família!

Boa semana 287 – Primeiro teste sars-cov2 na família!

O ano letivo tinha começado há pouco mais de uma semana quando recebemos o primeiro e-mail a dizer que uma aluna da turma tinha ido para casa com sintomas (isto no dia 22). No dia a seguir vem outro e-mail que outra miúda tinha ficado em casa sintomática, restava-nos aguardar resultados dos testes e aí começa o filme!

No dia 24 a segunda miúda já tinha o teste negativo, a primeira só iria fazer o teste no dia 25, vá-se lá perceber porquê! E adivinhem? O resultado positivo veio no dia 27 ao início da tarde! Pois, cinco dias depois de ter ido para casa sintomática!

Mas as instruções para a turma só vieram no dia 27 ao final do dia, isolamento profilático até dia 6! Isolamento este que na prática só começou no dia 28 mas que ficou registado pelas entidades de saúde responsáveis pelo caso que tinha iniciado a dia 22!

Tínhamos entretanto que aguardar contacto de uma enfermeira, esse contacto só chegou no dia 1! E não serviu de nada apenas para nos dizer o que já sabíamos e que os códigos para fazer os testes iam ser enviados nesse dia ou no dia a seguir! Sabem que mais? Não foram…

Aí começou a jornada para tentar que os nossos filhos regressassem à escola o mais rápido possível, mas para isso era necessário o teste negativo! A escola foi incansável na tentativa de contactar o delegado de saúde que se manteve ausente até ao dia 8 quando finalmente chegaram os códigos para fazer o teste!

Portanto o contacto de risco foi no dia 22 mas só no dia 8 é que vieram as prescrições do teste que colocaria fim ao isolamento que deveria ter terminado no dia 6!

Conseguem perceber a enorme falha na contenção da cadeia de contágio? E o desrespeito pelas crianças e pelas suas famílias?

E entretanto neste tempo a instruções do delegado de saúde foi que a família do contacto de risco eram contactos de baixo risco e como tal a vida continuava como se nada fosse!

Conseguem pensar nas inúmeras possibilidades de a coisa correr mal? Eu consigo, as falhas foram mais que muitas!

A minha filha fez o teste no dia 9 às 16h, mas entretanto o resultado do teste só veio hoje, felizmente só perdeu 2h de aulas porque já sabíamos que ela poderia regressar assim que enviasse o resultado negativo para a diretora de turma!

Três semanas depois, todos os resultados da turma foram negativos, incluindo a miúda que tinha inicialmente tido o resultado positivo! Portanto dada toda a demora das entidades competentes a tratarem desde assunto nunca iremos saber se algum deles terá sido contagiado ou não. Ou quem sabe tenha sido apenas um falso positivo! Mas é assim que estão as coisas por estas bandas!

E entretanto a miúda que testou negativo após o positivo continua sem poder regressar à escola por falta de indicações do delegado de saúde que não dá resposta!

E assim anda o controlo da pandemia no nosso país, portanto os números não surpreendem nada e com o inverno a chegar…

E por aí? Já tiveram que passar pelo circuito covid-19? Como correu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.