Boa semana #277 – Vinte e sete meses de amamentação!

Boa semana #277 – Vinte e sete meses de amamentação!

Durante esta semana comemora-se a semana do aleitamento materno e nem acredito que estou quase quase a chegar aos 28 meses de amamentação em livre demanda! É sem dúvida uma grande conquista!

A bem da verdade nunca pensei que fosse chegar tão longe, nem sempre tem sido fácil. Com um bebé de alta demanda as noites ainda são difíceis!

Desta vez tinha muito mais conhecimento, estava muito mais segura daquilo que eu penso que é melhor para o meu bebé e isso fez toda a diferença nesta jornada da amamentação.

Conhecimento dá-nos poder e a certeza do que queremos permite que ninguém nos desvie do caminho! Essas são coisas essenciais para uma jornada de amamentação bem sucedida!

Não foi nada fácil chegar aqui. No inicio o R teve imensa dificuldade para agarrar a mama, ele tinha uma boca muito pequenina, que abria muito pouco e fazia uma má pega. Aqui o conhecimento que já tinha para saber como a boca dele devia estar posicionada foi essencial para conseguir corrigir.

Mesmo assim na primeira semana acabei por fazer algumas feridas no mamilo, mas com o tempo e com ajuda ele acabou por conseguir mamar corretamente e esta fase foi superada.

Depois tive um ducto entupido por volta dos dois meses. Daquelas coisas que surgem do cansaço, durante uma tarde só dei uma mama, troquei-me nas mamadas e ele acabou por ficar demasiadas horas sem mamar numa das mamas o que originou o ducto entupido. Só me apercebi quando me começou a doer. Para evitar estas situações pode dar jeito apontar a cada mamada qual é a mama, isto no caso do bebé não ir sempre às duas.

Ainda nos primeiros meses tivemos o problema do peso, levou imenso tempo a recuperar o peso de nascença. E nos primeiros seis meses manteve-se um bebé de baixo peso, aliás continua a ser. Mas quando a amamentação é exclusiva há sempre uma maior atenção nesse aspeto.

Tivemos ainda a questão do refluxo, felizmente fomos muito bem acompanhados e apoiados pela nossa pediatra o que nos permitiu chegar aos seis meses de amamentação em exclusivo apesar de tudo.

Felizmente conseguimos facilmente ultrapassar este pequenos problemas e não tivemos problemas de maior.

Há maminha sempre que o bebé quer, o mais difícil é mesmo durante a noite com os diversos acordares, mas mesmo nessa questão é só colocar a maminha de fora que ele rapidamente volta a adormecer. Isso permite que o descanso seja maior apesar das poucas horas de sono seguidas!

E por aí? Como foi ou está a ser a vossa experiência com a amamentação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.