Boa semana #250 – Aprender a delegar tarefas!

Boa semana #250 – Aprender a delegar tarefas!

Delegar tarefas é algo tão importante como difícil! Para mim tem sido bastante difícil, até porque mesmo delegando as tarefas, o pessoal cá de casa não as executa sem que eu mande! O que torna tudo mais complicado! E como falei na semana passada a tentativa de fazer com que as tarefas sejam distribuídas já me valeu o titulo de mandona cá em casa! Mas isso acaba por me criar também alguma resistência em querer delegar as tarefas, porque depois tenho que andar atrás deles a fazer de policia!

Mas principalmente numa família numerosa é importante que haja essa distribuição de tarefas, se todos fizerem alguma coisa fica mais fácil e tudo organizado. O que me permitiria ter mais tempo para me dedicar aos meus projetos, que ultimamente não tem sido muito.

Esta é uma competência que tenho, sem dúvida, que desenvolver melhor! Mas é difícil, porque depois me sinto tentada a ir fazer depois deles por não ficar exatamente como quero…




Eu sei que este processo é também importante para os miúdos. Mesmo que inicialmente não façam as suas tarefas bem feitas, vão aprendendo e melhorando. E vão aprendendo também a valorizar o trabalho dos outros.

Até porque é importante saber fazer as coisas em casa, como um velho ditado diz: para mandar é preciso saber fazer!

Portanto é um processo de aprendizagem para todos!

A realidade é que o dia apenas tem 24 horas e essas horas não chegam para todas as tarefas que tenho a meu cargo, quanto mais para ter tempo para dedicar a mim e aos meus projetos. E isso é não só desgastante, como gera imensa frustração de não conseguir ver as coisas feitas como eu gosto!

Mas aqui é que está o grande problema, querer que as coisas sejam feitas como eu gosto! Há um outro ditado que diz: se queres as coisas bem feitas faz tu! Pois, este está um bocado enraizado em mim, o que dificulta delegar tarefas.

A realidade é que cada pessoa tem a sua maneira de fazer as coisas e na maioria das vezes há imensas maneira de fazer as coisas bem feitas! Portanto, trata-se mesmo de mudar uma crença para conseguir ter a vida mais facilitada.

Nós mães, temos todo um processo de gestão por detrás de organizar agendas, horários que é também bastante desgastante e depois ter que executar tudo é quase impossível. Dar uma tarefa a cada um mesmo que seja pequena, já alivia um pouco a carga. O que acaba por deixar mais tempo livre também para brincar com os miúdos!

Estou certa que traria vantagens para todos, mas como tudo é um processo que vai levar o seu tempo!

E por aí? Tem facilidade em delegar tarefas, ou é também um desafio como para mim?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.