Boa semana #355 – Desmanchámos a cama de grades!

Boa semana #355 – Desmanchámos a cama de grades!

No fim-de-semana passado finalmente desmanchámos a cama de grades que ainda tínhamos no nosso quarto para fazer co-sleeping com o R.

Este foi um processo que levou cerca de 10 meses desde a primeira noite que ele dormiu na cama de crescido, no quarto que partilha com o irmão.

Até há bem pouco tempo ainda se levantava a meio da noite e voltava para a nossa cama. Por isso era muito mais confortável manter a cama de grades no nosso quarto. Ele acordava e ia sozinho para a cama do nosso quarto. Como já há cerca de 1 mês que não acordava de noite achei que estava na hora!

Ter a liberdade para poder fazer isso é muito importante no processo de transição, para que tudo decorra no seu tempo. Estes processos requerem tempo e paciência, mas se lhes for dado espaço eles vão ganhando a sua autonomia, sempre em respeito pelo seu tempo.

Antes de dormir a primeira noite na cama grande, ele participou na colocação da roupa de cama nova, que foi de acordo com os gostos dele, como falei aqui.

Agora para desmanchar a cama foi semelhante, perguntei-lhe se já podíamos tirar a cama dali porque ele tinha a cama grande e já não dormia lá. Ele disse que sim e chamei-o para me ajudar a desmontar a cama.

O tipo de parafusos que a cama tinha permitiu que pudesse ser ele a tirá-los. Eu apenas fiquei a apoiar a estrutura enquanto ele tirava os parafusos e foi ele que os tirou todos!

O envolvimento no processo é muito importante para o ganho de autonomia deles. E os miúdos adoram fazer este tipo de coisas, pelo menos o R adora! Temos vários móveis do Ikea e ele já me viu fazer imensas montagens o que aguça também o interesse dele!

Para adormecer ainda é quase sempre na nossa cama, depois levamo-lo para a cama dele e ele dorme a noite toda. Já adormeceu algumas vezes na cama dele, mas ainda não é regra, a seu tempo há de chegar lá.

E pronto assim dissemos adeus à cama de grades e superámos mais uma etapa!

Como foi por aí a transição de quarto dos mais pequenos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.