Boa semana #333 – Cozinhar a dobrar para congelar!
Ter refeições congeladas pode facilitar imenso aqueles dias mais agitados em que não há tempo para cozinhar, ou quando estamos mais cansadas e não apetece ir para a cozinha.
Para a semana vamos novamente de férias, cozinhar nas férias é sempre tempo que não queremos estar a perder. Então desta vez resolvi experimentar uma coisa diferente.
Na semana passada e durante esta semana tenho estado a cozinhar a mais para poder congelar refeições que possa levar para férias. Escolhi refeições que ficam boas depois de descongelar, nem tudo se pode congelar. Claro que isto varia um pouco com o gosto de cada um, por isso, o melhor é ir experimentando
Para este caso escolhi aqueles tabuleiros de descartáveis de 2litros, ainda não consegui encontrar maior, mas daria imenso jeito! Nesses coloco aquelas refeições que depois ainda irão ao forno para gratinar. E as outras que é mesmo só para descongelar coloco nas habituais caixas de plásticos reutilizáveis.
É daquelas coisas que nos poupa imenso tempo e não nos dá mais trabalho. Isto porque já vamos cozinhar mesmo para a refeição do dia, a única coisa que fazemos é cozinhar o dobro do que aquilo que faríamos se fosse apenas para aquela refeição!
Eu já costumo fazer isto de cozinhar a dobrar, só que não costuma ser para congelar! Acho bastante prático cozinhar logo o suficiente que dê para duas refeições. Normalmente guardo apenas no frigorifico para se comer pouco tempo depois em outra refeição!
Há algumas coisas que nos podem render logo diversas refeições, como a carne picada, por exemplo. Gosto de cozinhar logo em grande quantidade e dá para comer em lasanha, com massa, fazer um empadão, fazer uns rissóis. Então esta é uma das coisas que cozinho logo em grande quantidade e depois é só juntar a outra coisa.
A carne estufada é outra bastante versátil, regra geral comemos no dia estufada com puré. Depois pode dar para fazer empadão, uma torta de carne, transformar o resto numa jardineira.
Tanto a carne estufada como a carne à bolonhesa são bem práticas para ter congeladas. Rapidamente se coze uma massa ou se faz um arroz branco para acompanhar!
As receitas de bacalhau com natas, à Brás, à comadre também são ótimas para ter congeladas. Principalmente com natas e à comadre, é só colocar o queijo por cima e meter no forno, fica pronto num instante.
O feijão guisado também pode ser congelado, as lentilhas à espanhola ou à bolonhesa. E quando fazemos um prato de bacalhau podemos logo aproveitar para fazer também uns pasteis de bacalhau que também dá sempre imenso jeito ter no congelador.
Que truques têm por aí para facilitar a vida na cozinha?