Boa semana #331 – Visita relâmpago na zona da Lousã!

Boa semana #331 – Visita relâmpago na zona da Lousã!

Em junho fizemos uma visita muito relâmpago pela zona da Lousã, foram mesmo só algumas horas e não deu para ver muito. Mesmo assim os miúdos divertiram-me imenso numa das praias fluviais da zona e deu para perceber que é uma zona muito bonita e certamente voltaremos a visitar com mais tempo.

Visitámos toda a zona junto ao castelo da Lousã que é muito bonita. Tem uma zona de miradouro logo ao lado do castelo que é de cortar o folego! Bastante alta o que impões respeito quando olhados lá para baixo! Mas a paisagem é simplesmente deslumbrante!

Não chegamos mesmo a ver o Castelo por dentro, nem chegámos a perceber se isso era possível, mas fiquei com a ideia que sim. Andámos apenas à volta do castelo e depois descemos até à praia fluvial de Nossa Senhora da Piedade que estava com bastante gente para a altura do ano!

Andando um pouco junto ao rio encontrámos a cascata desta praia fluvial, nalgumas alturas do ano costuma ter um baloiço panorâmico junto a esta cascata, mas não tinha nada na altura em que lá estivemos. Mas a zona é muito bonita na mesma e vale mesmo a pena a visita.

Logo acima da cascata encontramos um recanto mais sossegado onde os miúdos puderam estar a brincar um pouco na água, que estava gelada! Mas eles não se importam nada com isso e andaram lá dentro todos contentes!

Quando saímos dali ainda andámos um pouco ali na zona do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, mas como nos pareceu que a caminhada ainda seria longa optámos por voltar para trás para ir visitar uma outra praia fluvial, que é algo que os miúdos gostam mais! Mas aquela zona é muito bonita e pareceu-me uma caminhada que sem dúvida vale a pena, ficará para uma próxima oportunidade.

A nossa última paragem nesta zona foi na praia fluvial do Cabril do Ceira. Tem um acesso em terra batida, não tem muito espaço para estacionar, mas felizmente também não estava lá muita gente. É uma praia mais selvagem, ou pelo menos naquela altura do ano estava em modo mais selvagem. Não sei se em julho e agosto terá condições diferentes.

Mas estava absolutamente perfeito assim, tem imenso espaço para os miúdos nadarem em uma zona mais funda. E deu para o pequeno estar a brincar dentro de água na zona menos funda. Faz uma espécie de piscina na zona mais funda e logo a seguir fica uma zona pouco funda. O que a torna mais segura para os miúdos andarem a brincar, sem medo de correntes como acontece em praias de rios com grandes caudais.

E a paisagem é linda, mesmo para quem não gosta de praias fluviais vale a pena a visita só para admirar a paisagem e estar em união com a natureza. É um daqueles lugares que fora das épocas mais quentes não deve ter ninguém o que o torna perfeito para ir meditar e relaxar!

E por aí, conhecem a Lousã? Que pontos recomendam para visitar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.