Boa semana #305 – Outra vez ensino à distância: primeira semana!

Boa semana #305 – Outra vez ensino à distância: primeira semana!

O pesadelo do ensino à distância está de volta, ainda só passou uma semana e já tivemos problemas na turma da mais velha!

Desta vez para o 2º e 3º ciclo os horários são muito semelhantes ao presencial. A minha, que está no 9ºano, chega a ter dias de 7horas de zoom!

A número 3 que no ano passado apenas tinha aulas de zoom uma vez por semana, este ano tem todos os dias 2 horas de manhã. No caso dela funciona melhor assim, acaba por ter menos trabalhos assíncronos, que era o que elevava bastante os nossos níveis de stress.

Mas depois também as aulas de conservatório e os treinos de ginástica são por zoom, o que não é nada bom. A dinâmica que têm no conservatório não dá para reproduzir online. Aquele contacto que têm uns com os outros é tão importante para um desenvolvimento saudável nesta idade.

E os treinos também não têm nada a ver, por muito boa vontade que haja por parte do ginásio, que até disponibilizou o material para treinar em casa. A realidade é que nós em casa não temos o espaço necessário para muitos dos exercícios e mais uma vez fica a faltar a dinâmica do grupo…

Então agora de manhã tenho os três em aulas por zoom em simultâneo. Felizmente cada um tem o seu computador, mesmo um já sendo mais velhinho ainda funciona bem. Aumentámos a velocidade da Internet em julho e colocámos também o plume para melhorar a net no quarto das miúdas. Mas mesmo assim é difícil. A nossa casa não é muito amiga do wi-fi e com tantas ligações em simultâneo nem sempre é fácil.

A casa também só tem três quartos, então a mais velha fica no quarto delas, o rapaz no quarto deles, a número 3 vai para a sala e eu tenho que ficar com o mais novo no meu quarto. Que também não acha piada nenhuma ao facto de ficar privado de andar livremente dentro de casa. E com os irmãos em casa quer é brincar e é difícil para ele perceber que não pode ir ter com os irmãos…

Nos primeiros dias tivemos alguns problemas técnicos com os computadores, acabámos por improvisar soluções… outra questão que também não é simples…

Depois os parques e jardins estão fechados, então nem temos um sitio para onde os miúdos possam ir arejar um pouco as ideias, brincar um bocado.

Estamos fechados em casa, com horários bastante preenchidos, sem contacto com a natureza e já se nota os níveis de stress e ansiedade a ficarem cada vez mais elevados. Demasiado tempo de ecrã, para terem contacto com os colegas é também através de um ecrã. O que me incomoda bastante, mas nem tenho muito como contornar a questão, andamos todos bastante irritados e brincar ao ar livre está a fazer imensa falta.

Nunca senti que os meus filhos estivessem em perigo por estarem na escola, os casos que houve no agrupamento foram poucos e com origem no agregado familiar. Penso que o ensino à distância causa bem mais danos à saúde deles, são bem visíveis os níveis de irritabilidade que se estão a instalar.

Desta vez está a ser bem mais difícil do que o primeiro, já se passou quase um ano e nesta fase já estamos todos demasiado saturados de estar fechados em casa. Não se vê ainda luz ao fim do túnel, provavelmente vamos estar assim até às férias da Páscoa e resta-nos ser fortes para aguentar isto…

Apesar das dificuldades estou agradecida por várias coisas e de certa forma até tenho a vida facilitada em relação a outras famílias. Como por exemplo, tenho equipamento informático para os três, até tinha para os quatro se fosse necessário. Não tenho que me dividir entre a atenção aos miúdos e o teletrabalho. O pai mantém o trabalho, portanto, também não nos falta comida na mesa.

Agora é tentar focar ao máximo nas coisas boas para tentar manter ao máximo o mínimo de sanidade mental.

E por aí, como correu a primeira semana de ensino à distância?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.