Boa semana #275 – Mudar crenças limitadoras cansa!
Comecei há umas semanas um trabalho mais intenso das minhas crenças limitadoras. Iniciei por um pequeno curso e depois nas sessões com a coach voltaram a surgir. E foi numa dessas sessões que me dei conta de crenças que eu nem tinha consciência de que tinha!
Então nestas últimas duas semanas o meu foco tem estado bastante centrado no trabalho sobre essas crenças e nos exercícios para as modificar!
E o que eu me dei realmente conta nesta última semana é que mudar as nossas crenças mais enraizadas é bastante desgastante a nível físico. A energia despendida para vigiar os nossos pensamentos e alterá-los é mesmo muito.
Já há alguns anos que eu tinha noção que as nossas crenças limitadoras condicionam imenso aquilo que fazemos. Mas nunca tinha trabalhado nelas a um nível tão profundo.
Para me auxiliar neste trabalho tenho usado também o óleo essencial trauma life. Os óleos essenciais fazem parte de um projeto novo que iniciei há pouco tempo e encaixaram perfeitamente neste meu trabalho comigo mesma. Como se costuma dizer, nada acontece por acaso e tudo tem o seu tempo certo!
É engraçado ver como uma série de peças soltas que eu tinha de repente se encaixaram para me mostrar a imagem, daquela que será a minha crença mais antiga e que mais condiciona o meu dia!
A forma como o nosso cérebro condiciona os nossos comportamentos para manter válidas essas crenças é fantástica! E realmente entramos numa espécie de piloto automático de auto-sabotagem do qual nem sequer temos consciência!
Mas quando ganhamos verdadeira consciência do que nos está a limitar ficamos com um imenso poder nas nossas mãos para transformar a nossa vida!
É nisso que eu tenho estado a trabalhar esta semana. Basicamente consiste em contrariar os comportamentos rotineiros que me impedem de chegar aos meus objetivos, mas digo-vos já que não é nada, mas mesmo nada fácil!
O nosso cérebro é muito eficiente no controlo de gastos de energia e não gosta nada de gastar energia extra. Por isso, tudo o que são hábitos automáticos são perfeitos para ele! E quando começamos a tentar contrariar estes hábitos este tenta ao máximo que isso não aconteça!
Então acaba por haver um desgaste enorme de energia (do qual eu não fazia ideia mas que tenho sentido na pele). Ao ponto de ficar mesmo exausta e de me ir deitar super cedo porque mal conseguia manter os olhos abertos!
Isto acontece porque mudar hábitos requer um grande esforço consciente para não entrar nos comportamentos automáticos. Requer também um grande esforço para mudar o pensamento que nos levou a enraizar essa crença!
O exercício do espelho da Louise Hay tem-me sido bastante útil neste processo. Basta alguns segundos em frente ao espelho para se ir trabalhando o pensamento que queremos que substitua o antigo!
Portanto, mudar crenças limitadoras é fantástico porque pode realmente transformar completamente a nossa vida! Mas preparem-se que o desgaste de energia e o cansaço vão ser enormes!
E vocês, que crenças limitadoras têm? Já fizeram alguma coisa para as mudar?