Boa semana #272 – Finalmente terminaram as aulas!

Boa semana #272 – Finalmente terminaram as aulas!

Nem acredito que este terceiro período chegou finalmente ao fim! Acho que nem há palavras para descrever o que foi este ano letivo!

Quando se iniciou em Setembro já conseguia antever que ia ser um ano difícil por causa dos horários dos miúdos, mas estava muito longe de conseguir imaginar o quão difícil se ia tornar!

Até março foi um ano letivo desgastante, tinha que ir à escola três vezes por dia, às vezes quatro. Perdia imenso tempo a andar de um lado para o outro. Mas depois de março foi literalmente de loucos e fez-me sentir saudades do antes!

O desgaste do terceiro período foi muito além do desgaste físico. Foi muito exigente a nível emocional e psicológico, para além do físico também, apesar de mal sairmos de casa!

Aprendemos a trabalhar com uma série de plataformas, tivemos que nos adaptar às aulas em casa e estes últimos meses quase nos levaram a todos à loucura!

Claro que houve também a parte positiva: os miúdos aprenderam a trabalhar com uma série de ferramentas importantes. E o L acabou por ganhar imensa autonomia ao longo do percurso. O o R adorou ter os manos sempre em casa! Aprendemos que somos capazes de nos adaptar a situações muito diferentes do nosso habitual…

Fico muito feliz por estarmos finalmente a regressar à normalidade! Vamos continuar em casa, claro. Mas mais no nosso ambiente, sem pressões externas, sem horários malucos. Apenas liberdade para os miúdos poderem descansar.

Desta vez não vai haver atividades programadas, não irão ter os programas de férias como habitual. O tempo será deles para explorarem o que quiserem, para fazerem o que quiserem ao longo do dia! Porque nesta fase penso que as crianças precisam mesmo é de liberdade. De descomprimir de todo este rodopio que foram estes últimos meses!

Este fim-de-semana aproveitamos para ir até à praia recarregar energias. Os miúdos já não viam os avós do meu lado desde Dezembro (moram longe como sabem), foi muito bom para todos.

Passear, apanhar sol, o contacto com o mar que tanto de energia nos enche. E ainda trouxemos para casa uma série de coisas da quinta dos avós: cebolas, batatas, azeite, ovos, legumes…

E agora é repor todas as energias e dar tempo de liberdade aos miúdos (apesar de ser em casa), porque em setembro não sabemos de todo o que nos espera!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.