Boa semana #265 – Temos sempre algo para aprender!

Boa semana #265 – Temos sempre algo para aprender!

Penso que ter a noção de que, temos sempre algo para aprender, é essencial para continuarmos a crescer como pessoas e podermos alcançar os nossos objetivos. Afinal quem acha que já sabe tudo dificilmente consegue sair do mesmo sítio.

Este período em que os miúdos estão a ter as aulas em casa reforçou tanto esta realidade de que temos sempre algo para aprender! Penso que será uma das coisas positivas que podemos retirar deste período conturbado. A lição: ninguém sabe tudo!

Nesta fase em que os miúdos têm as aulas em casa, em que viramos secretárias dos putos, professoras, explicadoras acabamos também nós por aprender uma série de coisas para lhes podermos explicar!

Não é que noutras fases isso não possa acontecer, de certeza que também acontece uma vez ou outra, mas de uma forma tão intensa, pelo menos cá em casa não acontece!




Umas das coisas que aprendi é que o vidro é feito de areia! Provavelmente já o teria aprendido algures no meu percurso académico. Até já tínhamos estado numa fábrica em Maiorca, mas não foi de todo uma informação que retive! Acabamos por aprender este pequeno detalhe com a filhota do segundo ano, o que deixou a do oitavo a dizer: o quê? Como é que não sabias isso????

Por outro lado a minha capacidade de resolver equações ainda não está completamente enferrujada e já serviu para ajudar nalguns problemas, embora tivesse que ir rever algumas regras sobre resolver problemas com frações!

É impressionante a quantidade de conhecimento que acabamos por perder, pelo simples facto de não lhe darmos uso no nosso dia-a-dia!

Mas é isto, os miúdos acabam por nos ensinar que temos imenso para aprender e reaprender!

Mas por outro lado ganhamos ainda mais noção de que o nosso sistema de ensino está completamente ultrapassado. Os miúdos passam horas na escola a aprender imensas coisas que nunca irão usar na vida. Muitas delas que servem apenas para um ano letivo e são esquecidas…

Será este o melhor uso do tempo? Será esta a melhor forma das crianças aprenderem? Ou será que a escola devia ensinar mais coisas práticas? Que possam ser usadas ao longo da vida?

A verdade é que podemos terminar a escolaridade obrigatória com bastante conhecimento de cultura geral, mas conhecimento prático para o dia-a-dia não é muito…

E pronto, há um sem número de novos conhecimentos à nossa espera! Há sempre algo para aprender, crescer, evoluir! E tu? Gostas de estudar por conta própria? De investir em ti e no conhecimento que tens?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.