Boa semana #264 – Adaptação à mudança em tempos de pandemia

Boa semana #264 – Adaptação à mudança em tempos de pandemia

A nossa vida virou de cabeça para baixo em Março e desde essa altura os dias têm-se levado com altos e baixos. E adaptar às mudanças não foi nada fácil…

A resistência inicial foi mais do que muita, mesmo nesta fase continuo a resistir imenso à mudança. Por mais consciência que tenha de que é bom abraçar as mudanças, deixarmo-nos levar pelo que a vida nos vai apresentando tem sido muito difícil.

Mas alguém me fez ter uma outra perspectiva e ver que apesar de toda esta resistência nos estamos a adaptar de alguma forma e as coisas estão a ser feitas!

No inicio tinha imensas atividades planeadas para os miúdos, mas as coisas não correram como o esperado e aquelas duas semanas antes das férias da Páscoa exigiram várias readaptações. A ideia de estudo em casa para mim não parecia de todo exequível. E naquelas duas semanas levamos os trabalhos que iam chegando com alguma descontração.




As férias acabaram por ser relativamente tranquilas, dentro do que era possível. E a verdadeira mudança surgiu realmente quando o terceiro período teve inicio e a realidade nos caiu em cima! Não iria haver mais aulas presenciais este ano para os meus três filhos!

Sabia que viria muito trabalho pela frente, mas nem imaginava a loucura em que se iam tornar os meus dias… e a primeira semana foi de loucos. As minhas expetativas do que eu tinha que fazer não eram realistas e surgiu a frustração por não conseguir fazer as coisas.

Passaram três semanas desde o arranque do ano e as resistências foram mesmo mais que muitas, mas depois da conversa que tive na semana passada dei-me conta que devia mesmo abraçar a nova realidade e tentar adaptar-me a ela em vez de tentar resistir a todas estas mudanças!

E com o diminuir dessa resistência as coisas foram-se tornando mais leves aos poucos. Mas ainda não parei completamente de resistir a essa mudança, no entanto, ter consciência disso ajuda.

Então agora o foco é esquecer toda a minha organização anterior a esta pandemia e criar uma nova organização. Uma nova forma de fazer as coisas, definir prioridades, adaptar aos horários dos miúdos e arranjar maneira de encaixar as minhas tarefas.

Realmente não dava para continuar a querer fazer as coisas como fazia antes, não era viável. A exigência da escola dos miúdos é muito grande, mas com o passar do tempo estamos todos a adaptar-nos a esta nova realidade!

E isto não é só viável para nós que de repente temos os miúdos a ter aulas em casa. Não, é válido para todos. As coisas estão diferentes e é importante para de resistir a esta mudança! Está na hora de nos reinventarmos de reinventarmos os nossos negócio. De investir em nós, em novas competências!

E por aí, como tem sido a adaptação à mudança? Vais investir em ti?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.