Boa semana #263 – Em modo bateria muito fraca!

Boa semana #263 – Em modo bateria muito fraca!

Esta semana que passou arrancou a telescola, as aulas síncronas, as assíncronas e mais um milhão de trabalhos para fazer!

De repente tenho os miúdos a trabalhar com as plataformas zoom, Moodle, Google meet, Google hangouts, Microsoft teams, escola virtual! Com e-mail institucional e mais uma série de coisas com as quais não sabem trabalhar!

Alguém chama pela mãe a cada segundo e a mãe aqui não tem mãos para chegar a todo o lado! Parece que de repente ficou tudo louco!

A minha mais velha, que anda no 8ºano, já se desenrasca bem. Embora por vezes ainda surjam problemas técnicos que tenho que ser eu a ir resolver! E por acaso eu até percebo alguma coisas de informática, mas e os alunos que têm pais que não percebem, como é que ficam?




Os dois do meio mal sabiam mexer num computador. Era mesmo o básico dos básicos para meterem os jogos que gostam e verem músicas no youtube! A do 2ºano nem sabia desligar corretamente um computador! E o que sabiam já não era muito mau, afinal há muitas crianças que nem um computador têm em casa!

Durante esta semana não só tive que aprender a trabalhar com todas estas plataformas, como tive que ensinar aos miúdos a trabalhar minimamente com elas! Mas estão longe de dominar tudo o que precisam para terem aulas nestes moldes! Será que o pessoal que manda estas medidas cá para fora não pensa um bocadinho?

Já me fiz tantas vezes esta questão! É que não basta ter um computador e acesso à Internet, já não falando nas crianças que nem isso têm! O número de crianças em casa também faz aumentar o número de dispositivos necessários para isto! E depois era necessário que as crianças soubessem trabalhar minimamente com um computador!

Têm recebido trabalhos em word, power points para verem, trabalhos onde é necessário colar imagens! Então passei a semana não só a ensinar a trabalhar com plataformas mas também os básicos para fazerem um trabalho no computador!

Já para não falar que a disposição dos miúdos para fazerem trabalhos em casa é quase nula! Não acham piada nenhuma às aulas da telescola, a do 2ºano queixa-se que só dão coisas para o 1ºano e a do 8ºano diz que só dão matéria que já deu no ano passado! Ou seja, é apenas uma perda de tempo!

E depois há os trabalhos que o rapaz faz e não fazemos a mínima o que fazer com eles porque há professores que se esquecem de explicar esse detalhe! Outros professores que nem aparecem nas aulas de chat!

E ainda a professora da miúda mais nova que manda tantos e-mails por dia que a gente se perde no meio de tantas tarefas!

Com isto tudo acabo por não conseguir fazer todas as tarefas que já tinha que fazer andes de isto acontecer! Acabam por ficar para o final do dia e estendem-se pela noite dentro! O que me tem deixado com 4/5 horas de sono que não são seguidas porque o R acorda pelo menos duas vezes nesse período!

O que faz com que as minhas baterias estejam mesmo muito fracas! E por aí como corre esta modalidade de ensino à distância?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.