Boa semana #246 – O meu bebé levou a vacina nimenrix!

Boa semana #246 – O meu bebé levou a vacina nimenrix!

Este mês foi um daqueles meses com grandes gastos extra orçamento por causa das vacinas. Os dois filhotes do meio levaram a segunda dose da vacina bexero, vacina contra a meningite causada pelo meningococo B. O bebé já tinha levado as quatro doses. Foi o primeiro a levar esta vacina e fica apenas a mais velha sem a levar, que irá levar mais tarde.

Para além destas duas doses de vacinas que tivemos que comprar, o bebé levou também a nimenrix Era a única que ele ainda não tinha levado. Levou todas as vacinas extra plano: bexero, rotarix e varivax.

A nimenrix era para ter levado apenas aos dois anos, mas com o aumento de casos que ouve nos últimos meses de meningite W, a pediatra achou melhor administrar já e garantir que ele fica protegido.

O aumento dos casos levou a uma corrida à vacina que esteve esgotada durante algum tempo. Eu não tive dificuldade para a comprar, mas era uma embalagem vinda de França que trazia a bula em português do lado de fora da embalagem. Parece ter sido a solução encontrada para a rápida reposição de stocks.




Depois do bebé irão levar os dois filhotes do meio e mais uma vez fica para último a mais velha, uma vez que a pediatra recomenda que as vacinas sejam administradas do mais novo para o mais velho. Isto porque os mais novos estão mais vulneráveis e têm mais riscos de desenvolver uma meningite.

Tanto a nimenrix como a bexero não existiam ainda quando os outros três eram bebés por isso ainda não tinham levado. E como se tratam de vacinas caras acabei por ir arrastando e adianto a administração das mesmas.

A nimenrix fica muito mais barata que a bexero, custou 48€ e uns cêntimos e é apenas uma dose, quer para o bebé (20 meses), quer para os manos mais velhos.

Há pediatras que escolhem administrar esta vacina ao ano de idade, neste caso não se faz a vacina da meningite C do plano nacional de vacinação. A nossa pediatra preferiu dar esta do plano e depois mais tarde fazer o reforço com a nimenrix uma vez que esta também protege contra a meningite C.

Esta vacina é uma vacina conjugada que protege contra 4 estirpes de meningococo: ACWY.

Claro que não é fácil pagar todas estas vacinas, especialmente para uma família numerosa. Mas para mim as questões de saúde são prioritárias e nunca me perdoaria se algo de grave acontecesse a um dos meus filhos por causa de uma vacina não dada.

Por aí também dão as vacinas extra plano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.