Boa semana #216 – Há um novo ano para planear!

Boa semana #216 – Há um novo ano para planear!

E estamos mais uma vez na reta final do ano letivo e é altura de começar a preparar o próximo! Esta é uma altura do ano particularmente enervante. Há que organizar as férias dos miúdos e arranjar atividades para que possam ocupar o tempo nas férias, afinal 3 meses de férias é muita coisa para ficar em casa sem fazer nada




Também vão ter o seu tempo de não fazer nada, mas é igualmente importante que possam ter atividades que os ajudem a desenvolver.

O mais novo para já ainda não tem atividades, mas já estamos a pensar nisso para o próximo ano, o GCP tem atividades a partir do ano de idade e é uma hipótese que estamos a considerar!

Mas voltando à organização das férias, não é nada tarefa fácil. É preciso ter em conta a oferta que há, as atividades que são mais direcionadas para aquilo que cada um gosta, aquilo que podem fazer em conjunto, preços, horários disponíveis, transporte…. Ufa. É mesmo de deixar os cabelos em franja e os níveis de ansiedade, até tudo estar encaixado, lá no alto!

Para além disso há que pensar simultaneamente no encerramento do ano letivo atual. Livros para apagar, datas para devolver livros. Festas de encerramento do ano na escola, nas atividades, roupa para preparar para os espetáculos, toneladas de ensaios extra!

E ainda ao mesmo tempo é preciso começar a preparar o próximo ano letivo. Há matrículas para serem feitas e prazos a cumprir! Toneladas de documentos a preparar e para preencher! E mais uma vez atividades em que pensar! No que cada um gosta, os horários que estão disponíveis, como encaixamos as atividades dos quatro, como vamos gerir transportes. Tudo isso é preciso ter em conta antes de se fazerem as inscrições!

E depois a informação não nos chega de todos os lados ao mesmo tempo, não, vem por fases! O que torna ainda mais difícil de gerir tudo e muitas vezes acabamos por cumprir prazos mesmo ali no limite! Isto acontece especialmente com as atividades.

Mas o fato de só em Setembro haver horários da escola e sabermos ao certo com o que podemos contar nesse ano torna tudo muito mais difícil. Porque a inscrição em atividades decorre normalmente em Junho/Julho e é preciso garantir vagas, mas pode correr mal dependendo depois dos horários escolares… não é nada fácil mesmo!

Claro que isto só acontece no 1ºciclo porque há horários normais e horários duplos e há sempre um dia em que as AEC’s são enfiadas no meio do dia, o que dificulta tudo! Felizmente a partir do 5ºano fica tudo muito mais estável e fácil de gerir! Isto claro se não tivermos a falar do ensino articulado, aí também pode ser difícil gerir as atividades extra com o ensino. Por isso depois de muito falarmos e ponderarmos o numero dois não irá frequentar o ensino articulado, o que nos deixa a precisar de encontrar algo relacionado com a musica para ele! Isto por considerarmos importante para a estabilidade emocional dele, uma vez que em contexto terapêutico responde bem a exercícios com musica!

UFAAAAAAA! Estou cansada só de pensar e ansiosa para que este período mais agitado termine!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.