Boa semana #217 – As lambidelas no gelado da mãe!

Boa semana #217 – As lambidelas no gelado da mãe!

Cá por casa gostamos que os miúdos façam uma alimentação o mais saudável possível. Normalmente os lanches que mandamos para a escolas ou outras atividades que façam são sempre à base de fruta, ou quanto muito bolo feito em casa. Porque nos bolos e bolachas feitos em casa posso controlar os ingredientes e as quantidades de açúcar, o que do meu ponto de vista os torna mais saudáveis.




Mas isso não quer dizer que vamos ao extremo de não os deixar comer doces de todo! Penso que há lugar para tudo e que poder comer doces às vezes e fazer uma alimentação à base de produtos cheios de açúcar não é de todo a mesma coisa!

Por cá temos duas meninas que adoram comer e dois meninos que não têm lá grande relação com a alimentação! E aquele ditado que diz “o que é doce nunca amargou”, bem também não se aplica aos nossos meninos já que não é por ser doce que eles vão comer, são mesmo esquisitos com tudo!

O lema é mesmo que com moderação e equilíbrio pode-se comer de tudo e há lugar e tempo para tudo!

O primeiro alimento doce que eles comeram, melhor dizendo: beberam, foi mesmo o leite materno, sim, não sei como é por aí mas o meu leite é mesmo muito doce. Parece mesmo que deitaram uma boa dose de açúcar lá para dentro. Tudo bem que é a lactose naturalmente presente no leite e que é essencial ao rápido desenvolvimento cerebral do bebé, mas não deixa de ser um alimento extremamente doce, portanto o paladar deles fica logo moldado para os alimentos doces!

Por essa mesma razão se começa por oferecer os legumes mais adocicados, ou até se coloca fruta na sopa quando gostam menos de comer, para que o sabor seja mais semelhante ao que estão habituados quando se dá inicio à alimentação complementar!

Mas com o nosso caçula nada disso funcionou, legumes não era com ele! Ele queria mesmo era a fruta e quanto mais docinha melhor, como as mangas por exemplo! Só perto do ano começou a comer sopa, que agora come até muito bem.

Mas antes de começar a gostar de sopa provou o gelado, sim! Tinha perto dos onze meses quando deu pela primeira vez umas lambidelas no meu gelado e agora já se torna perigoso comer gelado a meias, o puto é mesmo guloso!

Sabemos quais são as recomendações gerais, mas ele é um bebé de baixo peso e a pediatra até mandou comprar iogurtes açucarados, mas ele gosta mais dos que não têm açúcar! Foi recomendação da pediatra juntar leite condensado à fruta e papas para ver se ele as começava a comer quando as deixou de comer perto do ano! Sim passou a comer sopa e deixou de comer fruta! E sim, a nossa pediatra manda comer iogurtes açucarados e adicionar leite condensado! Claro que isto nunca se faria num bebé de peso normal!

Mas ele não gosta de nada disso, mas gosta de dar umas lambidelas no gelado da mãe e eu não ia dar gelado a todos os irmãos e comer gelado enquanto o bebé ficava a olhar para mim e a pedir! Mas também não comemos gelado todos os dias e isto só acontece quando vamos passear!

E não, lamber o gelado da mãe não influencia o que ele quer comer! Não faz com que ele tenha uma má alimentação, equilíbrio é mesmo a palavra de ordem no que toca a alimentação. Até porque a história da alimentação nos diz que o que faz mal hoje amanhã pode já não fazer e vise-versa!

E quantas vezes um doce não é só uma questão de conforto, que nos aconchega a alma! Quem nunca? Desde que não se caiem em exageros e não se faça disso um hábito diário e é válido quer para crianças ou adultos!

E é óbvio que uma coisa é deixar dar umas lambidelas no gelado da mãe e outra bem diferente é dar gomas, chocolates, refrigerantes, não essas coisas não! Mesmo para os mais velhos é com conta peso e medida, mas para o pequeno não mesmo!

Mais uma vez é preciso ter equilíbrio e bom-senso, nem oito nem oitenta!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.