Boa semana #213 – Excursão aos passadiços do Paiva

Boa semana #213 – Excursão aos passadiços do Paiva

Neste fim-de-semana que passou fizemos mais uma viagem, mas um pouco diferente desta vez! Fomos numa excursão de autocarro organizada pela empresa da tia! Desta vez os avós não foram connosco porque a caminhada era longa, mas tiveram o tio para brincar!

A partida estava previsto que fosse de sete rios às 7horas da manhã! Levantar, organizar tudo, despachar quatro miúdos e chegar a sete rios até às 6h 45 minutos, UFAAAAA, a tarefa não se adivinhava nada fácil e não foi mesmo! Acabamos por adormecer e atrasámo-nos, mesmo assim conseguimos chegar a Sete Rios ainda um pouco antes das 7 horas. Mas a partida também se atrasou e não foi por causa de nós! Ficaram dois autocarros à espera de uma pessoa que se deixou dormir! Faltava pouco para as 8h quando finalmente arrancamos!




Primeira paragem estação de serviço de Leiria, já estava tudo com fome por isso foram tomar o pequeno-almoço, o bebé tinha mamado pouco antes de arrancarmos por isso ainda não tinha fome! Idas à casa de banho e lá fomos nós outra vez! Ainda paramos mais a norte na estação de serviço de Antuã pouco antes de sairmos da autoestrada.

Depois seguiu-se um percurso pelo meio da serra com paisagens absolutamente deslumbrantes, parámos em Arouca para apanharmos o nosso guia, fomos aprendendo sobre o Geoparque onde nos encontrávamos até chegarmos à Espiunça, um dos sítios por onde se pode entrar para os passadiços. Ali deram-nos uma mochila com comida e água e iniciamos o nosso percurso!

E mal começamos o percurso a vista é absolutamente arrebatadora, a serra banhada pelo rio, simplesmente lindo, é um percurso que vale mesmo a pena fazer, com a consciência que é de grau de dificuldade alta. Sabíamos disso quando nos aventuramos, mas não tínhamos noção do quão alta era!

Os primeiros 4km fizeram-se sem problemas, o percurso é relativamente fácil tirando alguns pequenos troços em terra batida a descer que é preciso ter algum cuidado! Parámos ali, fomos à casa de banho, aproveitámos para nos refrescar e estávamos prontos para continuar.

Se estivéssemos por nossa conta e não numa excursão teríamos parado ali, para ir aquela praia, a praia fluvial do Vau, linda! Fica a meio do percurso e é outro dos pontos onde se pode entrar nos passadiços para quem não quer fazer todo o percurso. São um total de 3 pontos onde se pode entrar: a Espiunça, o Areinho e a zona onde está a praia fluvial do Vau.

Essa foi sem dúvida a parte mais complicada do percurso, com uma queda de água deslumbrante e uma paisagem arrebatadora eram cerca de 500 degraus que estávamos a ver cá debaixo, estava calor e o senhor que nos acompanhava e que já tinha feito o percurso só disse: bem vindos ao inferno!

Tem ali perto uma zona que tem uma ponte suspensa, os miúdos atravessaram-na com o pai e os tios enquanto eu fiquei cá em baixo com o bebé a observar! Mais para a frente estão a construir uma outra ponte suspensa, bem maior, já se pode ver as estruturas mas ainda vai levar mais algum tempo a estar pronta. E depois continuamos o percurso que se foi tornando cada vez mais difícil, o cansaço começava a fazer-se notar, afinal levava o bebé ao peito e já tínhamos percorrido mais de 5km quando começamos a subir!

Foi fisicamente bastante desafiante, entre a rutura de ligamentos da minha sínfise, o calor que deixou a minha síncope ativa e a minha asma senti-me realmente vitoriosa quando cheguei ao final do percurso sem incidentes! Mas não foi fácil, fomos subindo e parando mas os miúdos estavam com a pedalada toda e a eles aquilo não custou mesmo nadinha!

Chegamos lá acima, andamos um pouco e do outro lado esperava-nos mais ou menos o mesmo só que desta vez a descer… como se costuma dizer: tudo o que sobe também desce!

E sinceramente descer custou-me bem mais do que subir! Quando cheguei ao final dos degraus estava cheia de cãibras nos músculos abaixo dos gémeos! E ainda tínhamos que andar mais um pouco até chegarmos à praia!

Segundo o senhor que nos acompanhava são um total de mais de 2000 degraus!!!! É muito degrau, daí a dificuldade alta do percurso mas todos estes degraus são apenas um pequeno troço, o resto faz-se bem mesmo com um bebé ao peito sem problemas!

Mas é mesmo um percurso que vale a pena fazer, tem paisagens lindíssimas, quedas de água, praias fluviais e muita natureza. Mesmo com crianças, pelo menos as minhas não se queixaram e gostaram bastante do passeio!

Na praia do Areinho tínhamos o almoço tardio à nossa espera! Nunca tinha visto o meu numero dois que é terrível para comer a comer tanto! Isto de andar abre mesmo o apetite! Ainda puderam molhar um pouco os pés no rio, mas a água estava mesmo gelada!

Depois do merecido descanso rumámos a são Pedro do Sul, onde íamos passar a noite num hotel perto das termas. Ainda levámos praticamente uma hora a chegar lá, pelo meio da Serra houve alguns troços do percurso difíceis para o autocarro que andou bem devagar!

Chegámos e foi só tomar um banho rápido e voltar a descer para o jantar que nos aguardava! Depois do jantar houve direito a festa no bar do hotel com música ao vivo, mas nós estávamos tão cansados que apenas ficamos um pouco!

No domingo levantamos cedo, como de costume, com crianças pequenas é difícil dormir até mais tarde, eles são excelentes despertadores!

Tomamos o pequeno-almoço, arrumamos as malas e fomos passear um pouco ali pela zona. Passeamos por uma zona junto ao rio linda, não me canso destas paisagens no meio da natureza! Só se ouviam os pássaros e a agua do rio a correr! Adora a sensação de calma e paz que lugares assim transmitem e de um verde lindo! É daqueles sítios onde apetece ficar em puro silencio enquanto se relaxa!

Acabamos foi por não descobrir o local do qual eu e o meu cunhado nos lembrávamos de andar à uns anos atrás, ficamos ambos com a sensação de que tínhamos visto mais quando lá tínhamos estados com os bisavós dos miúdos, bem antes da minha numero um nascer! Por um mapa que vimos depois ficamos com a ideia que seria para o lado oposto de onde andámos, mas já não houve tempo para ir verificar!

Os miúdos ainda foram um pouco ao parque e depois regressámos ao hotel para almoçar! E depois de almoço regresso a Lisboa!

Foi sem dúvida um passeio giro que vale a pena fazer e levar os miúdos. Para fazer o percurso com os miúdos é importante levar bastante água, protetor solar se for nos meses mais quentes, ir com tempo para ir fazendo paragens. A praia fluvial do Vau merece uma paragem e é um local perfeito para fazer o piquenique. Nós começámos o percurso pela Espiunça por questões de logística mas começar pelo Areinho é mais fácil. O percurso tem um custo de 1€ por pessoa e como tem um número limitado de pessoas por dia convém reservar antes de fazer a viagem!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.