Boa semana #203 – Um fim-de-semana em Reguengos de Monsaraz.

Boa semana #203 – Um fim-de-semana em Reguengos de Monsaraz.

Este fim-de-semana resolvemos fazer uma escapadela até à zona de Reguengos de Monsaraz, inicialmente era para irmos para o norte, mas como a previsão do tempo não era muito boa para lá fomos então um pouco para sul!

Com as inúmeras atividades dos miúdos não é nada fácil conseguirmos arranjar tempo para sair, normalmente só nos sobra o domingo livre e ás vezes com os ensaios da orquestra nem isso! Mas como este era o fim-de-semana de carnaval e os miúdos iam estar de férias revolvemos ir passear!




Saímos de casa um pouco antes das 10h da manha, com quatro filhotes a tarefa de sair de casa também não é nada fácil e com o bebé ainda a acordar diversas vezes por noite o cansaço muitas vezes leva a melhor!

A zona de Monsaraz fica a cerca de 180km de Lisboa, levámos mais ou menos umas 2h para chegar ! E o pequeno sem dormir! É raro ele adormecer em viagem, só se estiver mesmo muito cansado, normalmente a mana dorme e ele mantém-se acordado a brincar!

Chagámos lá por volta da hora de almoço e parámos no parque da cidade de Reguengos de Monsaraz para comer o que tínhamos levado, com direito a gelado para a sobremesa! E o R deu umas lambidelas no gelado pela primeira vez! Claro que isso adorou ele!

Depois dos miúdos brincarem um pouco no parque saímos à procura do nosso alojamento, o Refugio d’Aldeia, alugamos no booking. Tínhamos como anfitriões os donos do café da localidade de Perolivas onde ficava o apartamento, a senhora era uma simpatia. O Apartamento tinha camas para todos e ainda dava para mais gente à vontade apesar de ser pequeno! Era um bocado frio, mas felizmente tinha ar condicionado, termo-ventilador e nós também tínhamos levado as nossas botijas e ainda bem porque apesar do imenso calor durante o dia à noite fez frio!

Deixamos as malas e partimos à descoberta do castelo de Monsaraz, com uma vista deslumbrante lá de cima! Passeamos, visitamos os Museus locais para um saber um pouco de História! E fazia mesmo muito calor, por isso houve direito a mais um gelado!

Em seguida fomos até à praia fluvial de Monsaraz (praia do Alqueva), está um espaço muito bonito sem dúvida. Com relva, areia fina de praia e mais uma vez uma vista deslumbrante! É um local bem bonito mesmo na fronteira do nosso país.

Ali perto fica o observatório do lago de Alqueva e como a J adora astronomia não podíamos deixar de visitar! Tivemos uma pequena apresentação e depois viemos cá para fora observar as estrelas e aprender um pouco de astronomia! Confesso que com telescópios tão grandes esperava observar um pouco melhor as estrelas! Mas o céu naquela zona, sem poluição luminosa, era realmente deslumbrante. Acho que nunca tinha visto um céu tão estrelado como vimos naquele dia!

No dia seguinte fomos visitar o castelo de Mourão, que basicamente são só mesmo as muralhas! E acabamos à procura da ermida de de São Sebastião, tentado seguir as indicações que se encontravam num painel fora do castelo! Mas o nosso sentido de orientação decididamente não é dos melhores, para a próxima levamos uma bússola connosco! Andamos bastante mas não encontramos a tal Ermida! O que acabamos por encontrar foi mais uma vez uma paisagem deslumbrante! De um lado o castelo de Mourão, do outro Monsaraz e um grande lago pelo meio! Simplesmente lindo! Estava mesmo muito calor e aproveitamos para refrescar os pés no lado, como não íamos preparados não deu para mais!

Depois da caminha iniciamos o regresso a Lisboa com uma paragem em Évora! Vimos o templo de Diana e ainda chegamos a visitar uma parte da Sé Catedral de Évora mas como já era tarde não conseguimos visitar tudo! Ainda tentamos visitar a capela dos ossos mas também já estava fechado, ficará para uma outra oportunidade!

Terminamos o dia a comer um gelado num jardim de Évora. Visitamos muitas coisas, mas o tempo foi sem dúvida curto! Havia muito mais para ir ver, ficará para uma próxima oportunidade de viajarmos!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.