Boa semana #202 – Disfunção sínfise púbica na gravidez e pós parto

Boa semana #202 – Disfunção sínfise púbica na gravidez e pós parto

A disfunção sínfise púbica é um problema que afeta o sistema músculo-esquelético do qual eu só tive conhecimento na ultima gravidez. As dores começaram no fundo da barriga por volta das 16 semanas de gravidez, foi quando iniciei a toma do magnésio que apesar de não tirar completamente as dores ajuda imenso a aliviar.

As 18 semanas no final de um dia difícil mal conseguia andar com as dores, ao ligar ao meu obstetra mandou-me logo para as urgências, era importante avaliar o que se estava a passar. O diagnóstico surgiu umas horas depois após uma série de exames que basicamente excluíam outras causas. Foram feitas análises ao sangue e à urina para ver se havia sinais de infeções no organismo, uma ecografia pélvica e outra vaginal. Estas serviram para avaliar o bebé, liquido amniótico, placenta e comprimento do colo do útero. Uma vez descartadas todas as outras possibilidade e uma vez que não era possível fazer raio-X, o diagnóstico foi uma disfunção sínfise púbica, que teria causa hormonal e não havia muito a fazer.

As indicações foram para continuar a tomar o magnésio e tomar benuron quando as dores estivessem mais fortes. Juntamente com o máximo de repouso e descanso possível, uma vez que o esforço agrava os sintomas. Com três filhos isso não era uma grande possibilidade, mas fui aproveitando o máximo que conseguia o tempo que eles estavam na escola para descansar.




Com o aproximar do final da gravides tornou-se um grande desafio, quando cheguei aos 7 meses de gravidez andava quase a passinho de bebé e não conseguia fazer grandes distância, 200/300m era o suficiente para me deixar com imensas dores. Foi um desafio bem grande.

No parto a junção da disfunção sínfise púbica com a colestase tornou as coisas um pouquinho complicadas, mas acabei por conseguir encontrar uma posição confortável com a ajuda de uma enfermeira e tudo correu bem, com o meu filho a nascer de parto vaginal.

As dores começaram a desaparecer ao final de dois meses e tudo parecia resolvido, mas não estava. Os músculos e ligamentos continuavam frágeis e o esforço de quatro filhos com um bebé pequeno acabou mesmo por levar a uma rutura de ligamentos e necessidade de fazer fisioterapia.

O que é a disfunção da sínfise púbica ou DSP?

A DSP é a dor na zona pélvica que ocorre quando os ligamentos que suportam o osso da púbis, e lhe dão mobilidade, ficam demasiado relaxados muito antes do parto. O que diminuiu o suporte da articulação e a amplitude de movimento originando dor. O problema tende a agravar à medida que a gravidez avança.

É normal na gravidez ocorrer um relaxamento dos ligamentos dos ossos pélvicos, é o que permite mais tarde, no parto, a passagem do bebé pelo canal vaginal. Mas se esse relaxamento dos ligamentos ocorrer muito cedo e em demasia coloca em causa a estabilidade da articulação sínfise púbica, originando dores e dificuldades no andar.

Pode ocorrer em qualquer altura da gravidez, no entanto, é mais frequente após o segundo trimestre devido ao aumento do peso do bebé e maior proximidade do parto.

Sintomas da disfunção da sínfise púbica

  • Dor na virilha
  • dor na parte inferior das costas
  • dor na parte interna da coxa
  • sentir estalar na zona da púbis com o movimento
  • Dor com os movimentos que implicam o afastamento das pernas, como entrar ou sair do carro, subir ou descer escadas, sair da cama, movimentar-se na cama, vestir.
  • Sensação de que a púbis sai do lugar
  • dor na púbis
  • dificuldade em andar
  • dor ao levantar pesos

As dores geralmente pioram à noite e quanto mais exigente, fisicamente, for o dia pior serão as dores à noite.

Andar pode ser um desafio que vai aumentando à medida que a gravidez avança.

Os sintomas devem desaparecer uns meses após o parto.

Qual a causa?

A causa será a hormona relaxina que é produzida durante a gravidez. Esta hormona tem como função relaxar os músculos para permitir o nascimento do bebé. Em alguns casos há um relaxamento excessivos dos músculos que será o que dá origem a este problema. O peso do bebé também vai agravar o problema à medida que a gravidez vai avançando.

Diagnóstico e tratamento da disfunção da sínfise púbica

O diagnóstico é um pouco por exclusão de partes. Após o parto poderão ser feito raio-X ou ressonância magnética, mas estes também nem sempre são conclusivos

Durante a gravidez não há muito a fazer uma vez que a causa é hormonal e o problema deve passar após o parto, quando as hormonas voltam ao normal. No entanto um fisioterapeuta pode ajudar a aliviar um pouco os sintomas durante a gravidez, ou ser mesmo necessário para corrigir o problema no pós-parto. Exercícios de fortalecimento do soalho pélvico, abdominais, costas e anca podem ajudar na dor e recuperação pós-parto

A nível de medicação só deve ser usada em casos mais complicados e o mais comum é ser o paracetamol, podendo em casos mesmo graves usar-se anti-inflamatórios, mas sempre muito controlados.

O problema deve desaparecer durante os primeiros meses pós-parto, mas por vezes pode levar até um ano para todos os ossos e ligamentos voltarem ao lugar. E nalguns casos o problema pode mesmo agravar no pós-parto com o esforço excessivo.

Em gravidezes futuras é mais provável que o problema volte a surgir.

O que pode ajudar a aliviar um pouco a dor?

  • A cinta própria para a gravidez ampara um pouco o peso e pode ajudar a aliviar um pouco a dor.
  • Os exercícios de fortalecimento do soalho pélvico (exercícios de Kegel) também ajudam a fortalecer a zona. Para além disso estes exercícios aumentam a elasticidade do perineo ajudando a prevenir que este rasgue durante o parto. Ajudam também a prevenir a incontinência urinário que pode surgir no final da gravidez ou após o parto.
  • Evitar movimentos com grande abertura de pernas. Sair do carro e da cama com as pernas fechadas, por exemplo.
  • Colocar uma almofada entre as pernas para dormir
  • evitar movimentos de rotação
  • evitar empurrar coisas com os pés
  • não carregar pesos
  • evitar ficar de pé por longos períodos
  • repousar o mais possível
  • evitar esforços
  • não colocar o peso só numa perna
  • não cruzar as pernas
  • não sentar no chão nem numa posição torcida
  • não carregar coisas em apenas uma mão
  • não carregar crianças na anca

Como a DSP pode afetar na hora do parto?




Isso já vai depender de pessoa para pessoa e da gravidade do problema. A DSP não será uma razão para cesariana. Durante o parto o ideal é que a mulher possa optar por uma posição confortável para parir, aliás como devia acontecer em qualquer parto vaginal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.