Boa semana #152 – Bacalhau desfiado com batatas no forno

Boa semana #152 – Bacalhau desfiado com batatas no forno

Eu sou apaixonada por comidas de forno, principalmente nos dias frios que apetece aquela comida quentinha, que não só alimenta mas que nos aconchega e claro que tem que ser muito saborosa!

É uma receita simples, rápida e super fácil de fazer!




Ingredientes:

500g de bacalhau desfiado e demolhado

800g de batatas

1pimento (pode ser qualquer variedade, eu usei vermelho)

1 cebola

2 dentes de alho

4 cenouras

Azeite q.b.

Pimenta preta q.b.

Pimenta cayena q.b. (se gostarem de um toque picante)

Manjericão

20 ml polpa tomate

queijo ralado q.b.

Preparação:

O pimento pode ser picado ou cortado em tiras, por cá como os miúdos não gostam muito de pimento normalmente é picado. Dá gosto na mesma e fica completamente disfarçado e eles comem sem darem por ele!

As batatas são cozidas às rodelas juntamente com as cenouras também cortadas às rodelas, tento em atenção para as batatas não cozerem demais e começarem a desfazer-se.

Entretanto coze-se também o bacalhau que pode ser cozido à parte das batatas e das cenouras ou juntamente com estas. Eu prefiro cozer tudo junto, para além de ficar saboroso é mais rápido e suja-se menos louça!

Depois de tudo cozido faz-se o molho: deita-se no tacho a cebola cortada às rodelas juntamente com o azeite e o pimento. Assim que a cebola comece a ficar alourada junta-se o alho picado e a polpa de tomate. Tempera-se a gosto com pimenta e manjericão, deita-se um pouco de água e cozinha-se até que o tomate ganhe gosto. Mexendo de vez em quando para que não queime.

Entretanto numa travessa que possa ir ao forno coloca-se as batatas, por cima o bacalhau e de seguida as cenouras. Assim que o molho tiver pronto deita-se por cima dos restantes ingredientes e cobre-se tudo com queijo ralado a gosto.

Leva-se ao forno a 180ºC até que o queijo ganhe um tom dourado!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.