Boa semana #312 – O caçula vai fazer 3 anos!

Boa semana #312 – O caçula vai fazer 3 anos!

O meu caçula vai fazer esta semana 3 anos! Nem acredito que já passaram três anos desde que nasceu. Por um lado, parece mesmo que foi ontem que segurei aquele bebé pequenino pela primeira vez nos meus braços. Mas por outro lado parece que foi há uma vida inteira atrás, tanto se passou nestes tempos!

Todas as crianças são únicas e ele sem dúvida veio reforçar esta afirmação. Tem sido uma jornada na maternidade bem diferente do que foi com os outros três. E diversos fatores contribuem para isso, não só a sua personalidade única, mas também tudo o que aprendi e cresci ao longo destes quase 15 anos de maternidade.

Ele desenvolveu tanto neste último ano, chuchava imenso no dedo, achava eu que ia ser uma preocupação, mas de um momento para o outro deixou simplesmente de chuchar no dedo! Não fizemos nada, simplesmente deixou por si, não é maravilhoso?

Deixou de mamar durante a noite embora ainda mame durante o dia. E não tenha resolvido os despertares noturnos, mas com o passar do tempo têm vindo a diminuir e como já disse há uns dias: já dorme na sua cama de crescido!

Infelizmente passou um ano privado de brincadeiras no parque infantil, que estão fechados há demasiado tempo. Durante todo este tempo só fomos duas vezes em parques que encontramos abertos. E ele gostava tanto de ir brincar para o parque, mas ao contrário da maioria das crianças não gostava nada de andar de baloiço! Ele gosta mesmo é do escorrega!

Ainda tem aquela linguagem própria dos bebés e aquelas palavras que é preciso conviver com ele para saber como: “jotu” = gosto; bá-bá = água ou as “tatacos” = batatas!

Apesar de ter começado a andar tarde a motricidade dele depois desenvolveu mesmo muito depressa e mesmo na motricidade fina já está avançado, já segura o lápis como deve ser!

E o que ele cresceu em altura? Passou do percentil 15 para o percentil 85! Já o peso não acompanhou o crescimento em altura e mantém-se no 15!

É uma criança que adora fruta, pepino, cenouras, milho, esta é na grande maioria das vezes a constituição do pequeno-almoço e lanche dele. E não é por falta de outras coisas à disposição, é mesmo o que ele pede! O que para mim é uma novidade também! Talvez a introdução alimentar feita em modo BLW tenha agora uma grande influência naquelas que são as suas preferências.

Estes 3 anos foram sem dúvida uma grande jornada de novas aprendizagens, afinal cada criança é única!

Sempre que nasce um bebé nasce uma nova mãe, independentemente de quantos irmãos já existam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.