Boa semana #283 – A escola está de volta!

Boa semana #283 – A escola está de volta!

E esta semana é assinalada pelo tão esperado regresso à escola! Há muito que cá em casa se aguardava por este regresso apesar de todas as dúvidas e ansiedade que isso gera!

Só no final da semana passada começámos a ter alguma informação de como o nosso agrupamento de escolas ia funcionar. Mas as dúvidas ainda são tantas!

E neste momento a ansiedade surge não por medo do vírus mas sim por medo de todas as consequências que as medidas que estão a ser adotadas na escola terão a longo prazo!

É certo que é preferível o regresso com medidas que pouco me agradam do que permanecerem em casa, onde a aprendizagem foi quase nula… Mas não vai ser um ano simples e certamente mais tarde vai-se ver as consequências das medidas aplicadas e vai-se perceber que causaram mais danos que o vírus em si… no entanto, neste momento não temos outra hipótese senão aceitar o que nos é imposto.

Confesso que cheguei a ponderar o ensino doméstico, mas certamente não iria funcionar com eles. Talvez apenas com o rapaz que é o que menos gosta da escola mas mesmo assim tenho as minhas dúvidas. Porque na verdade eles gostam de andar na escola, como tal não seria solução. Vamos esperar para ver como corre e ir tentando minimizar os danos que irão aparecendo ao longo do caminho.

Havia grande ansiedade também em relação aos horários, felizmente essa parte a escola geriu muito bem e quase todas as turmas mantém os horários normais.

No meu caso tenho filhos nos três ciclos, o pequeno vai continuar em casa comigo! E sinto-me abençoada por não ter nenhum filho em início de ciclo. Já conhecem bem a escola onde andam, sabem bem como as coisas funcionam. Eu também já conheço bem a escola, já era raro entrar na escola e já os deixava a aluna distância do portão, por isso nessa parte estamos tranquilos!

Mas a minha mais velha está em fim de ciclo, no 9ºano, nem acredito que cresceu tão rápido! Tenho inevitavelmente algum receio de como as coisas se vão desenrolar. Para o ano irá para uma escola diferente, os colegas não irão todos para a mesma escola, por isso é um ano marcante que espero que corra o melhor possível!

É o final de um ciclo, é um dizer adeus aos colegas, é o último ano na escola, marca a escolha de um caminho profissional! É sem dúvida um ano muito importante e com um grande peso na vida dos adolescentes e esta pandemia pode efetivamente tornar tudo muito mais difícil!

E por aí, como está a correr este inicio de ano? Quais são os maiores receios que têm?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.