Boa semana #239 – Certezas desafiadas!

Boa semana #239 – Certezas desafiadas!

Certezas! Todos gostamos de ter certezas nas mais diversas áreas da nossas vidas. Certezas nas crenças, nas escolhas que fazemos, no caminho que seguimos, na forma como olhamos para o mundo. As certezas fazem de alguma forma como que nos sintamos seguros, mas a bem da verdade podem ser nossas grandes inimigas!




Basta olhar para diversos temas como a maternidade, relações amorosas ou outro tipo de relações, futebol, política, religiões. Todas as grandes discussões vêm da certeza de que a nossa escolha é que é a correta!

E aí é que vem a grande ratoeira, quando estamos demasiado confortáveis nas nossas certezas e nos fechamos para o mundo deixamos de aprender, de crescer e podemos até estar a colocar em perigo as nossas relações!

E depois vêm os filhos! À os filhos, aqueles pequenos seres desafiadores de certezas! Pois é, eles gostam muito de desafiar as nossas certezas e de nos incentivar a crescer, a fazer diferente, a mudar escolhas, a ver a outra perspetiva!

E se há coisa que os filhos me ensinaram é que não há certezas! Há apenas certezas momentâneas, temporárias. Certeza que as escolhas que fazemos hoje são as melhores escolhas para o dia de hoje porque no dia de amanhã podem ser necessárias outras completamente diferentes!

E como os filhos nos obrigam a isso! Principalmente quando temos mais do que um, quantas vezes o que aprendemos com um filho é completamente inválido para outro?

Muitas mesmo! E o meu quarto filho veio mesmo para desafiar todas as minhas certezas desde a gravidez até agora! Tem sido tudo tão diferente, felizmente para nós os dois eu não estava bloqueada nas minhas certezas e estava disposta a crescer, de mente aberta para o que ele tem para me ensinar. O que transformou esta caminha numa caminhada prazerosa em vez de penosa!

Mesmo na ciência o que é válido hoje pode já não ser amanhã, basta olharmos para a história! Certezas absolutas então acho que devem ser mesmo muito poucas, e algo que é certo para mim pode não ser para outra pessoa, como acontece na criação de um filho por exemplo!

Por isso, para mim, o melhor é levar o dia-a-dia sempre de mente aberta e de espírito leve para permitir que as nossas certezas sejam desafiadas, se assim nos fizer sentido!

A pessoa que somos hoje não precisa de se agarrar à pessoa que era ontem e não há nada de errado em assumir que se mudou de ideias e que a nossa certeza de ontem foi desafiada e se tornou numa outra hoje.

E por aí como lidam quando as vossas certezas são desafiadas?




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.