Boa semana #240 – Opiniões não são verdades absolutas!

Boa semana #240 – Opiniões não são verdades absolutas!

Na semana passada falei em certezas e elas estão muito ligadas às nossas opiniões. E muitas vezes nos esquecemos disso, uma opinião é apenas isso e não é verdade absoluta para toda a gente!

E não vale a pena tentar validar essa opinião usando a nossa experiência quer seja pessoal ou profissional. Uma opinião é apenas e só isso, não é uma verdade absoluta.

E não é por termos uma opinião diferente de alguém que nos é próximo sobre determinado assunto que precisamos de mudar de opinião ou de forçar essa pessoa a mudá-la. Não, podemos perfeitamente conviver tento opiniões diferentes.

Claro que nem sempre é fácil, eu e o meu companheiro temos por vezes opiniões diferentes sobre como agir em determinadas situações com os nossos filhos, e nem sempre é fácil chegar a acordo. Mas uma coisa é certa, se não estivermos dispostos a ouvir aí é que não há acordo mesmo!




E é um pouco como acontece com as nossas certezas, por vezes, a nossa opinião sobre determinada coisa ou pessoa muda quando a vemos de uma perspetiva diferente.

No outro dia estava a ter uma conversa com uma pessoa e tínhamos uma opinião bem diferente sobre o assunto. Essa pessoa ao ser confrontada com uma opinião diferente da dela deixou vir ao de cima a sua insegurança. E sentiu a necessidade de tornar a sua opinião mais válida usando o chavão da profissão… E o desconforto da pessoa era tanto que eu achei melhor dar a conversa por terminada. Afinal eu não ia mudar a minha opinião sobre aquele assunto, mas também não tinha intenção de mudar a opinião da outra pessoa.

Para mim era apenas uma partilha de perspetivas diferentes sobre o mesmo assunto, mas para ela não! Ela precisava mesmo dessa validação e isso viu-se quando tentou mostrar que a opinião dela era a correta apenas por se basear na sua experiência profissional.

Quando de alguma forma nos sentimos atacadas por alguém que discorda de alguma opinião nossa não é uma boa ideia entrar em discussão. O melhor mesmo é parar e tirarmos mais tarde tempo para refletir sobre o assunto. O porquê de precisar que aquela opinião seja validada?

Porque uma opinião é mesmo só isso: uma opinião, não é uma verdade absoluta e devemos saber ouvir opiniões diferentes das nossas, mas isso é também um trabalho nosso porque por vezes pode ser mesmo muito difícil! E só mesmo trabalhando as nossas emoções conseguimos atingir um equilibrio.

E por aí, como lidam com opiniões diferentes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.