Boa semana #229 – Babywearing: a minha ajuda preciosa!

Boa semana #229 – Babywearing: a minha ajuda preciosa!

Com quatro filhotes o babywearing tornou-se uma grande ajuda no meu dia-a-dia. Com a primeira filha não fazia sequer ideia da existência de porta bebés. A bem da verdade nunca cheguei a sentir necessidade disso, então também nunca procurei.

Já do segundo senti alguma necessidade de o transportar ao colo de forma fácil, então compramos um marsúpio. Mas com o meu segundo filho foi muito pouco usado.




Esse marsúpio veio a ser muito usado com a minha terceira filha, que o usou logo desde os primeiros dias. Ao ponto de ela mais crescida pegar nele quando queria ir à rua.

Na altura não tinha o conhecimento que tenho hoje, que me permite saber que um marsúpio não é ergonómico e como tal não é a melhor forma de transportar um bebé. Principalmente se for um bebé pequeno. O marsúpio não permite a abertura correta da anca, não dá o apoio de joelho a joelho deixando o bebé pendurado e não sentado como num porta bebés ergonómico. Para além disso como são muito rígidos são respeitam a curvatura natural da coluna, o que pode ser prejudicial em bebés pequenos.

Quando a minha terceira fila ficou mais crescida tornou-se mais complicado de usar. Como os bebés ficam pendurados, as pernas acabam a bater nas nossas, o que complica bastante o andar e torna-se bastante desconfortável. Coisa que com os porta bebés que uso atualmente já não acontece. Consigo transportar um bebé que tem agora quase 17 meses sem sentir esse incomodo.

Ao engravidar do meu quarto filho o conhecimento que tinha neste e noutros assuntos já era bem diferente. O que me permitiu fazer escolhas diferentes em diferentes áreas, que para mim são mais acertadas tendo em conta o conhecimento que tenho atualmente.

Então quando o meu pequeno nasceu comecei por comprar uma mochila evolutiva da marca Rona, gosto bastante dela porque dá para ir ajustando o painel consoante o bebé cresce. Tem uma pequena mala que me dá imenso jeito quando faço pequenas saídas e só preciso de levar chaves, dinheiro e telefone! É de algodão o que a torna um pouco mais quente, daí usar mais no verão. Sinto que dos porta bebés que tenho é a que dá melhor suporte ao bebé e também a melhor para as minhas costas. Mas também tem os seus senão, não consigo amamentar com o bebé nela, por isso em percursos mais longos opto por usar a outra. E também é mais quente, no verão prefiro soluções mais frescas.

Depois quando o pequeno tinha 6 meses comprei uma mochila da Nash Sling, tem o painel fixo e só dá a partir desta idade, é a que uso mais atualmente. É fresca, permite-me amamentar, usar na anca e nas costas. É fácil trocar de uma posição para a outra e no verão é bem mais fresca. Os senãos é que quando o bebé adormece não dá tanto suporte como a outra. E as minhas costas também sentem mais o peso do que com a outra. Mas por ter a vantagem de me permiti amamentar em movimento é a que uso mais, já que o meu pequeno é um mamão!

Quando comprei esta mochila, comprei também um mei tai da Nash Sling. Também de algodão e este uso mais em casa, pela forma como assenta nos ombros acho mais prático quando tenho que fazer tarefas com o bebé. Mas já não costumo usar muito. Também permite transportar o bebé na anca e nas costas.

Não cheguei a experimentar nenhum pano, nunca achei que fossem muito práticos de usar. No entanto, agora no verão comprei um ring sling de água da marca Rona e apaixonei-me completamente. É super prático de colocar, dá para meter bebé e tirar com facilidade. Para levar para a praia é super prático, como é em rede ocupa muito pouco espaço e facilmente se mete na mala. Pode ser molhado e seca rapidamente, não acumula areia. Para ir para a praia é excelente e já não o dispenso!

Gostei tanto dele que pouco depois comprei um ring sling normal da marca Rona também, tenho-o há poucos dias por isso ainda não usei muito, mas acho-o super prático. Principalmente agora que o bebé gosta de ir para o chão, mas rapidamente se cansa e logo pede colo. Posso tirar e colocar o bebé com uma maior facilidade do que com a mochila. Para além disso enquanto o bebé não está lá não preciso de estar a tirar o sling e não me incomoda nada enquanto seguro as mãos do bebé para ele andar. Super prático, adorei! Ainda não testamos para ir ao parque mas será certamente bem mais pratico do que a mochila, pelo que já deu para perceber! Mas como nada é perfeito também tem o seu senão, o peso do bebé fica apenas num ombro, o que para percursos longos não é de todo o mais indicado!

A minha filha mais velha já se virou para mim e perguntou: para que queres tantos porta-bebés? Um não chegava? Também já ouvi da minha cunhada: este já é outro, não é?

A verdade é que me apaixonei completamente por este mundo do babywearing e cada um é diferente do outro, dependendo da ocasião é mais prático um ou outro. E eles são todos tão giros que não consigo resistir!

Comprei todos estes porta-bebés na slingocoisas, são super simpáticas e prestáveis e as coisas chegam sempre de um dia para o outro: adoro!

E a verdade é que com quatro filhos, o meu dia-a-dia seria sem dúvida bem mais difícil sem o babywearing!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.