Boa semana #226 – Receita de arroz doce!

Boa semana #226 – Receita de arroz doce!

Esta para mim é uma das sobremesas mais fáceis de fazer e também não fica nada cara. É o ideal quando precisamos de preparar rapidamente uma sobremesa ou quando nos dá aquela vontade de comer um doce. Claro que precisa sempre de tempo para arrefecer, em dias que é feita mais em cima da hora o congelador dá uma ajuda para arrefecer mais rápido!




Ingredientes:

  • 400g de arroz
  • 400g de açúcar
  • 600 a 800 ml de água
  • 1l de leite
  • pau de canela
  • casca de limão
  • canela q.b.

Modo de preparação:

  1. Deitar a água, o pau de canela e a casca de limão num tacho grande o suficiente para todos os ingredientes de forma a que dê para mexer sem entornar. Deixar a água começar a ferver.
  2. Adicionar o arroz e deixar cozer parcialmente.
  3. Quando o arroz ao provar já estiver ligeiramente mole, mas ainda se sinta um pouco duro acrescentar o leite e o açúcar e ir mexendo sempre até que o arroz fique completamente cozido. É importante ir mexendo para que não queime.
  4. Quando se desliga do lume é importante que fique ainda bastante leite, o arroz vai absorver. Eu costumo usar arroz carolino, mas dependendo do arroz pode ser necessário acrescentar mais um pouco de leite. Se não tiver bastante leite quando se retira do lume ao arrefecer vai secar. Aqui depois também já depende do gosto de cada um, com mais leite fica mais cremoso, com menos fica mais seco.
  5. Retirar o pau da canela, a casca de limão e deitar numa travessa pouco funda.
  6. Decorar a gosto com a canela e levar ao frigorífico para arrefecer

E está pronto a servir. Há quem faça com gemas de ovos, mas cá por casa gostamos mais assim e é muito mais simples de fazer!

Bom apetite!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.