Boa semana #224 – Mais de 15 meses de amamentação!

Boa semana #224 – Mais de 15 meses de amamentação!

Estamos a poucos dias de se iniciar a semana mundial dedicada ao aleitamento materno. Esta vai ter inicio no próximo dia 1 de agosto e vai decorrer até ao dia 7 de agosto.

Não podia deixar passar esta data em branco uma vez que a amamentação também é muito importante para mim!




O meu quarto filhote está agora com 15 meses e meio e continuamos com a amamentação! Em quatro filhotes é a primeira vez que chego tão longe, ao inicio foi difícil. Mas o conhecimento acaba por nos dar força e confiança, o que é essencial nesta fase.

Quando a minha primeira filha nasceu o meu conhecimento neste tema era praticamente nulo, acabei por confiar nas informações erradas que me foram passadas pelos profissionais de saúde que nos acompanhavam na altura. Ainda não tínhamos pediatra, a penas encontramos a pediatra que nos acompanha até hoje quando a minha filha tinha 8 meses.

A falta de conhecimento junto com o mau acompanhamento, mais o baixo peso da bebé levou à introdução do suplemento perto dos três meses, daí até ao desmame pouco mais de um mês depois foi um pulo!

Com o segundo a coisa já correu um pouco melhor, não houve problemas de maior. Acabei por desmamar quando ele já tinha um ano. Ela já pouco mamava e começou a morder, passado pouco tempo acabei por desmamar.

Com a terceira voltamos a dar um passo atrás e acabou por desmamar antes do ano de idade. Precisei de ser operada quando ela tinha apenas quatro meses. Estava com uma insuficiência venosa grave e precisava mesmo de cirurgia e só naquela altura conseguia ter o apoio da minha mãe com os três miúdos!

Mas não foi nesta altura que introduzimos o suplemento. Começou a comer uma semana antes dos 4 meses para dar tempo de se ambientar, fui operada tinha ela 4 meses e meio. Como já sabia desta situação fui tirando leite e consegui fazer uma reserva suficiente para durar as três semanas em que não pude amamentar por causa da medicação.

Durante estas semanas fui tirando o leite com a bomba, que era deitado fora mas permitiu que o leite não secasse e ao final deste tempo retomamos a amamentação com sucesso. Por volta dos 8 meses ela começou a morder também, o cansaço junto com a falta de informação e capacidade para contornar a situação acabou por levar ao desmame precoce.

Agora com o quarto filhote a informação é muito maior, mas mais importante que isso, a confiança na amamentação é enorme!

E não é por ter sido fácil, nada disso. O bebé mamou mal nasceu, até aí tudo bem. Mas logo a seguir vieram os problemas. Nas primeiras 24horas estava demasiado sonolento, rejeitava a mama mesmo quando era despido. Mal abria a boca o que não permitia fazer a pega correta, para além disso começou a deitar fora muitas secreções ainda na noite a seguir ao seu nascimento.

Isso levou a que fosse aspirado mais do que uma vez ainda não tinha 24 horas de vida. As enfermeiras no hospital foram sempre 5 estrelas, em nenhum momento me foi sugerido que desse suplemento, pelo contrário. Ajudavam constantemente colocar o bebé à mamã e a fazer a pega correta, ele não precisava mamar muito, como não dava sinais de fome era sinal que o pouco colostro que conseguia mamar era suficiente para o seu pequeno estômago.

Quando saímos do hospital ele ainda não vinha muito à vontade com o processo de mamar e era necessário oferecer a mama a cada duas horas, porque ele era mesmo dorminhoco.

Mas depois lá percebeu como a coisa se fazia, mas os problemas não ficaram por aqui. Como foi difícil ele começar a fazer a pega correta os meus mamilos chegaram a ficar em ferida e até mesmo a sangra. Não foi nada fácil, mas eu sabia que amamentar era o melhor para o meu bebé e estava decidida a fazê-lo.

Aos dois meses quando esses problemas já pareciam superados fiquei com um ducto entupido, a mama muito dura e eram dores horríveis, até de gatas cheguei a dar de mamar e foram horas no duche a fazer massagens e um verdadeiro kamassutra de amamentação. Mas ao final de três dias tinha a questão resolvida. Mais uma vez a confiança e a informação foram fundamentais.

Mas a nossa pediatra também foi essencial para o nosso sucesso na amamentação exclusiva até aos 6 meses praticamente. Isto porque logo no primeiro mês o bebé começou a não ganhar o peso indicado e a descer de percentil. Era um bebé que bolsava imenso, mas mais do que estatísticas a pediatra viu o bebé que tinha à frente.

E apesar de não seguir estatísticas todos os outros parâmetros lhe indicavam que era um bebé saudável. Por isso fez um acompanhamento com menos espaço entre as consultas mas sempre incentivou manter a amamentação. Sugeriu que eu tomasse o promil para ajudar a aumentar a produção de leite, o que ajudou. Agora já não tomo mas tomo umas vitaminas que têm um efeito parecido.

Não foi nada fácil, mas conseguimos! Vamos com mais de 15 meses de amamentação e está para continuar porque tenho um grande mamão. É verdade que ainda acorda várias vezes durante a noite à procura da mama e que mesmo durante o dia passo a vida com as mamas de fora! Mas é um esforço muito gratificante, saber que ele está a receber uma série de coisas boas e a beber um leite que é o certo para ele!




Pode nem sempre ser fácil e cor-de-rosa mas também não tem que ser um bicho de sete cabeças! Para além disso é gratuito, faz bem à saúde da mãe, do bebé e da carteira!

E com vocês, como correu a amamentação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.