Boa semana #223 – As mães também precisam dormir!

Boa semana #223 – As mães também precisam dormir!

Ah pois é, as mães também precisam de dormir! Sei que isto pode parecer um conceito um bocado estranho para muitos, pois por vezes parece que as mães são robôs com super poderes, ou mágicas como os meus gostam de dizer: “mãe tu és mágica!”. Pois, mas não, nós também dormimos!

Pronto, pronto, se calhar é mesmo só a minha privação de sono a falar quando já lá vão quase 20 meses sem dormir como deve ser um sono seguido, ou que seja, umas 7 horas de sono mesmo que intercaladas já não seria mau!




Por vezes, até eu me pergunto como que consigo manter funcional! Mas a realidade é que querer estar sempre a cuidar de tudo e de todos, querer fazer tudo sozinha pode ter o seu efeito negativo. Há que aprender a delegar tarefas, aprender que para se estar bem para cuidar dos outros também temos que cuidar de nós!

Eu sei, não é fácil e são tantas as vezes que eu própria me esqueço disto! O problema é que ao esquecer disso, os outros acabam mesmo a achar que somos mágicas e que conseguimos fazer tudo e sem dormir! Mas não, as mães também precisam de dormir!

São tantas as vezes que as 24 horas parecem não ser suficientes e tantas outras que digo que vou descansar mas primeiro que chegue à cama me distraio com um sem número de coisas que quero fazer antes de me deitar!

Lembro-me dos meus tempo de adolescente em que dormia imensas horas, daqueles dias de fim-se-semana que ficava na cama até as 11/12 horas, muitas vezes só na ronha. Agora as hipóteses de fazer isso são quase nulas mas mesmo quando surge alguma não o consigo fazer, parece que me deixa doente, é engraçado como vamos mudando ao longo da vida!

Mas mesmo com todas as mudanças as mães continuam a precisar de dormir! E aqueles primeiros tempos de recém-nascido? Muitas vezes acordamos de 2 em 2 horas, quando conseguimos dormir de todo, o desgaste vai-se acumulando e olhamos para o lado, o pai continua a dormir tranquilo como se nada se passasse! As outras crias nem dão pelo acordar do mais novo, no dia a seguir a mãe acorda exausta e o resto do pessoal com a energia toda! E nem dão pelo nosso cansaço, nem se apercebem da nossa grande privação de sono! É tão frustrante, por vezes!

E o dia continua como se nada houvesse, com todas as tarefas do dia, cuidar de todos e vai-se buscar energias sem se saber bem aonde por vezes! Mas a mãe também precisa de dormir!

Já há alguns tempo falei das necessidades de dormir das mulheres, como os estudos revelam que estas são superiores às dos homens por questões hormonais, mas na prática por vezes parece ser o oposto, parece que a nossa resistência é superior, parece mesmo que as mães são mágicas e não precisam de dormir, mas precisam!

Ainda no outro dia falava com a minha endocrinologista que me dizia que a minha tiroide estava controlada com a medicação e que o meu cansaço vinha com certeza da privação de sono! Ela dizia que a privação de sono é das coisas mais devastadoras em termos de saúde, como o sono é essencial para nos mantermos saudáveis!

Mas quantas vezes somos nós mães a esquecer-nos que isso também se aplica a nós, não apenas aos filhotes! Neste momento tenho a minha consciência aos gritos a dizer: as mães também precisam de dormir! Se calhar está na hora de a ouvir e diminuir o ritmo… e vocês? Como lidam com esta necessidade de dormir? Conseguem? Que truques têm?




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.