Boa semana #219 – O fim de um ciclo!

Boa semana #219 – O fim de um ciclo!

Mais um ano letivo chegou ao fim e como o tempo voou este ano! E não foi apenas o ano letivo que terminou, chegou ao fim um ciclo (literalmente!), o L terminou o 4ºano e vêm aí grandes mudanças!

Os fins de ciclos deixam-me sempre um pouco nostálgica, é sempre uma porta que se fecha, uma série de vivências, experiências e aventuras que ficam para trás! É certo que um sem número de novas aventuras nos esperam, mas isso não faz com que essa nostalgia não apareça…




Falando agora especificamente do L foram quatro anos de altos e baixos, mas acima de tudo foram quatro anos de superação. E a prova de como um professor pode fazer a diferença na vida de uma criança. O L teve um professor nos primeiros dois anos que felizmente se foi embora e que permitiu que viesse uma professora fantástica para o lugar dele.

Uma professora que acredita nos miúdos e no seu potencial, uma professora que escolhe puxar para cima em vez de puxar para baixo. Uma professora que percebe o quanto tempo que eles já passam na escola, e que não vê necessidade de fazer as crianças passarem horas a fazer os TPC. E isso fez tanta diferença no percurso do L e foi uma lufada de ar fresco tão grande para nós! Não virou aluno de excelentes, mas chegou ao final do ciclo sem perder anos!

No final do 2ºano ouvimos do professor que ele não iria passar o 3ºano, e certamente se esse professor tivesse ficado era o que teria acontecido. Mas assistimos a uma grande transformação no 3ºano! Não só passou de ano, como não foi à tangente e sim na zona dos ‘Bons’.

É certo que continuámos com os nossos desafios, não fosse o L ter uma personalidade desafiadora. Acredito que ele estaria muito melhor numa escola com um método de ensino diferente como é o caso da montessori e waldorf. Mas não havia escolas com essa metodologia aqui na zona e as que havia mais perto, não só iria implicar um grande desgaste de tempo diário em transporte, como não eram acessíveis em termos de orçamento.

O nosso sistema de ensino tem muito que mudar, acredito que seriam muitas as crianças a beneficiar de um sistema que não implicasse passar tanto tempo sentado dentro de quatro paredes. E decorar matéria para despejar em testes e esquecer logo de seguida! Mas é o que temos e é preciso adaptar-nos da melhor maneira possível.

Com tantos miúdos parece que há sempre ciclos a terminarem e a iniciarem. E isso é bom, afinal a vida é feita de ciclos! Mas que dá uma grande nostalgia isso dá! Eles crescem tão depressa, nem acredito que para o ano terei miúdos no 8º, 5º e 2º, mas como é que eles crescem tão rápido?




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.