Boa semana #210 – Fim-de-semana prolongado em Vila Praia de Âncora (1ªparte)

Boa semana #210 – Fim-de-semana prolongado em Vila Praia de Âncora (1ªparte)

Nestas férias da Páscoa resolvemos sair uns dias para fugir à rotina e estarmos também mais tempo em família. Mas no meio de tantos compromissos foi complicado arranjar os dias certos mas lá conseguimos. O destino escolhido desta vez foi o norte, já era para ter sido quando fomos a Monsaraz, desta vez as previsões do tempo também não prometiam muito mas o tempo até acabou por ser favorável na maioria dos dias.

Não conseguimos sair muito cedo como queríamos, com tantos miúdos a gestão das saídas a horas tem sido mais complicada, mas a viagem decorreu de forma tranquila, parámos numa estação de serviço para almoçar, estilo piquenique como sempre, numas mesinhas que havia lá. Os miúdos do meio ficaram entusiasmados quando atravessámos o Porto, a mais velha já lá tinha estado mais que uma vez através da escola e com a orquestra. Ficou agendado que um dia destes temos que fazer uma visita ao Porto!




Quando chegámos a Vila Praia de Âncora fomos buscar as chaves da casa que tínhamos alugado pelo Booking, os donos eram bastante simpáticos, a casa muito espaçosa e o relvado que tinha na frente serviu para brincarem de manhã. Ter uma casa com quintal dava-nos imenso jeito, mas para já ainda não é possível. Foi só mesmo deixar as malas e saímos outra vez.

Primeiro fomos visitar um miradouro que ficava no monte do calvário. Subimos até à gruta da nossa senhora de Lurdes que parecia mais uma capela (levámos algum tempo a perceber que aquilo era a gruta!!!) mas tinha uma vista absolutamente deslumbrante!

O que eu adoro neste tipo de passeio é que os miúdos podem correr e brincar à vontade sem perigo! Fizemos o jogo de ouvir os sons, mas a minha número 3 tem uma dificuldade terrível em ficar calada! Mas é giro fazermos estes jogos para ela poder ir treinando, o silêncio dura uns segundos, já não é muito mau!!!

Depois partimos à procura das cascatas do pincho que a minha cunhada tinha dito que era muito giro! Andamos para um lado e para o outro e o GPS não se orientava! Mas depois lá conseguimos! Fomos de carro até onde deu e fomos o resto do percurso a pé, mas sem sabermos muito bem se estávamos no sítio certo e o que iríamos encontrar! Foi mesmo partir à aventura, um bocado como foi toda esta viagem, sem guias e falta de indicações há coisas que não são muito fáceis de encontrar!

Mas lá encontramos as cascatas e estava lá uma família com 3 miúdos que tinham vindo por outro lado mas com um percurso igualmente difícil! Mas realmente é um local lindo, aqueles recantos escondidos que poucos conhecem que permitem um grande contato com a natureza.

O dia terminou na praia do Moledo, que é igualmente bonita e diferente, com um forte (forte da ínsua) numa pequena ilha que se vê da praia (apenas acessível de barco), um monte que faz mesmo lembrar um vulcão, o mar que entra pela praia. E vimos um pôr-do-sol absolutamente deslumbrante!

No final do dia estavam esgotados o que permitiu que adormecessem rapidamente!

Na sexta-feira fomos em direção a Arcos de Valdevez, tínhamos uma ideia do que havia por lá, mas não tínhamos o roteiro bem definido. Tivemos sorte com o tempo, esteve um dia de sol mesmo lindo! Acabamos por andar à procura das cascatas da nossa senhora da Peneda. Mais umas que não foram fáceis de encontrar, mas vimos paisagens deslumbrantes pelo caminho, passamos ao lado de vacas que estavam no meio da estrada, por pequenas aldeias completamente isoladas. Daquelas que a gente se pergunta como as pessoas conseguem viver ali, a qualidade de vida em contato com a natureza deve ser muito melhor, mas não era capaz de viver tão isolada! E fizemos piquenique numa mata não muito longe de Porta de Lamas de Mouro, onde parámos a seguir. Estava um frio naquela zona apesar do sol lindo!

Demos um passeio em Porta de Lamas de Mouro. O riacho que corria ali tinha uma água tão cristalina, daquela que dá vontade de irmos para dentro de água, pelo menos até lá metermos a mão! Estava mesmo gelada!

Um pouco mais à frente encontramos a dita cascata junto ao santuário da nossa senhora da Peneda. Descemos aquelas escadas todas, brincamos nas folhas secas e estiveram lado a lado com umas vacas que andavam por ali a passear! Os miúdos nunca tinham estado tão perto de uma, pelo menos assim à solta, nas Quintinhas é diferente!

Quando estávamos a vir embora ainda viram um enorme lagarto que se deliciava ao sol e duas lagartixas que lutavam sem se importarem connosco mesmo ali ao lado! Já disse que adoro estes contatos com a natureza? Ficou ainda muito por ver e explorar nesta zona, aldeias perdidas no meio do nada com paisagens de tirar o fôlego. Mas realmente o nosso tempo era pouco e certamente será uma zona para voltar a explorar numa outra vez!

O dia já ia longo mas não terminou por aqui, ainda tentamos fazer uns percursos pedonais, escolhemos o trilho dos passadiços do sistelo, mas as indicações do percurso não eram das melhores e uma das zonas que era suposto atravessar estava debaixo de água… Ainda andamos por ali a passear e questionamos algumas pessoas que por ali trabalhavam, mas não conseguimos fazer o percurso por não conseguirmos atravessar aquela zona.




Acabamos por fazer um mais pequenos o trilho das pontes do sistelo, que deixou os meus músculos e articulação a gritar por socorro! Não andamos muito mas tivemos que descer uma escadaria enorme a pique e não muito direita, com o bebé na mochila, que acabei por ter que colocar na anca para me poder apoiar corretamente! Fiquei mesmo de rastos!

Quando terminamos o trilho já o sol se estava a despedir, fomos jantar a Viana do Castelo e assim demos por terminado mais um dia de aventura e muito passeio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.