Boa semana #205 – A nossa rotina com quatro filhos!

Boa semana #205 – A nossa rotina com quatro filhos!

A gestão de tudo o que envolve quatro filhos nem sempre é fácil, mas rotinas também não é muito o meu lema. É certo que ter rotinas facilita um pouco as coisas, mas raramente cá por casa há um dia igual ao outro. Há certas coisas que são sempre mais ou menos iguais, por causa das escolas e atividades mas ao longo do dia tanta coisa muda!




Felizmente por enquanto todos os miúdos andam na escola aqui na localidade e podem ir a pé para a escola, isso ajuda a que não seja necessário levantar super cedo para se arranjarem de manhã.

Num dia normal levantar por volta das 7h da manhã é mais do que suficiente. Começam sempre pelo pequeno-almoço e só depois vestir, não vá haver acidentes com a comida ao pequeno-almoço e depois teriam que mudar! Acabam de se arranjar, preparam-se lanches e os primeiros a sair para a escola são os mais velhos.

Depois deles saírem é preparar o bebé e a numero 3 para sairmos, por vezes ainda há tempo para arrumar alguma roupa ou estender, mas nem sempre. Levamos a mana à escola e às vezes vimos para casa quando o pequenote está mais sonolento, outras vezes vamos até ao parque para ele brincar um pouco, isto em dias bons claro! O estado do tempo também condiciona o nosso dia!

O bebé ainda mama de manhã e depois mais ou menos a meio da manhã come fruta ou um iogurte, depende um pouco daquilo que ele quer, não é um bebé fácil para comer!

Até ao lanche do meio da manhã o que eu faço depende muito do que o bebé permite, e como se pode ver as coisas nunca são iguais. Principalmente com um bebé pequeno, os nossos dias estão muito dependentes do que o bebé nos permite fazer.

Se formos ao parque não há margem para muito até ao lanche, se o bebé dormir dá para ir dando um jeito à casa sem fazer muito barulho porque o pequenote dorme com um olho aberto e outro fechado! Quando não dá para ir para o parque e ele não dorme fazemos algumas atividades em casa, brincamos com os blocos, carrinhos, gosta de jogar à bola, vê-mos livros, enfim um sem número de atividades adequadas ao pequeno!

Depois almoça e de tarde temos mais ou menos o mesmo! O meu dia é muito dependente do que o bebé deixa fazer por isso não haver uma rotina tão exata, vou cuidando da casa, da comida, da roupa e alternando com os cuidados do bebé e as brincadeiras com ele! Tudo consoante a disposição dele! Depois tem dias que só quer colo, nessas alturas normalmente o que salva o dia é o babywearing, é cansativo é certo mas pelo menos permite fazer alguma coisa em casa quando tudo o que ele quer é colo!

Mais ou menos a meio da tarde os manos começam a chegar da escola. O L é normalmente o primeiro a chegar e como vai logo brincar com o mano já me liberta aí um pouco para ir fazer o que esteja mais atrasado em casa. Mas o tempo não é muito porque menos de uma hora depois temos que sair para ir buscar a mana ou manas, dependendo dos dias. E noutros saímos para as atividades deles!

Quase todos os dias têm atividades, deixando apenas um dia da semana livre. Eu só costumo sair para as atividades quando mais do que um tem atividades no mesmo dia e aí é preciso nos dividirmos, nos outros trata o pai da questão.

Nos dias que tenho que sair o jantar já tem que ficar feito porque quando chegamos o tempo é sempre muito curto, é cuidar deles comer e ir dormir!

Nos dias que não preciso sair, vamos buscar as manas e depois é tempo para ir fazer o jantar. Claro que estes dias me permitem fazer mais coisas em casa ao longo do dia porque posso fazer o jantar apenas ao final do dia.

O bebé nesta fase já brinca bastante com os manos, por isso quando eles estão em casa já me permite fazer mais coisas.

Os nossos dias realmente variam bastante mas tal como o inicio do dia, o final também é sempre bastante semelhante. Fazer trabalhos, banhos e afins, jantar e cama, de preferência antes das 21horas, claro que nem todos os dias é possível por causa das atividades deles, mas tentamos que esses dias sejam poucos! Mas o mais tardar às 22horas já está tudo a dormir (em dias difíceis)!

O bebé acompanha muito o nosso inicio e final do dia e nesta fase dita o resto do dia! Depois de estarem na cama, o bebé fica com o papá enquanto eu trato de colocar as máquinas a trabalhar e depois tenho um tempo para me dedicar às minhas coisas. Às vezes mais, outras vezes menos, aqui depende mesmo muito do cansaço!

O bebé continua a dormir em sidecar com a nossa cama e continua a acordar pelo menos duas vezes para mamar durante a noite, o que faz com que o descanso nesta fase não seja muito grande.

Quando há coisas que saem desta nossa rotina, como consultas, passeios da escola, greves, os dias acabam por se tornar um pouco mais complicados e caóticos. Mas na maioria dos dias a coisa corre bem.

É verdade que com quatro filhos as coisas nem sempre são fáceis, mas para mim se tivesse uma rotina rígida com o stress de cumprir horários, mesmo que fossem impostos por mim, seria sem duvida um grande gerador de ansiedade. Assim sei mais ou menos o que preciso de fazer ao longo do dia e limito-me a deixar a vida fluir sem colocar imposições rígidas de horas! Para mim funciona, uma certa rotina sim, mas sem rigidez!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.