Boa semana # 206 – Reabilitação do soalho pélvico

Boa semana # 206 – Reabilitação do soalho pélvico

O meu problema na sínfise púbica continua sem dar melhoras, antes pelo contrário, tem vindo a piorar até chegar ao ponto de sentir a articulação a saltar do sítio sempre que me mexo na cama.




Comecei por falar no problema à endocrinologista que me segue desde que me foi diagnosticada a tiróidite pós parto, uma vez que o problema surgiu inicialmente por razões hormonais. Como o problema tinha melhorado inicialmente e depois voltou a piorar a endocrinologista achou melhor primeiro descartar a possibilidade de nova gravidez e depois disso ir a uma consulta de medicina física e de reabilitação.

Foi o que fiz, descartada a gravidez através de teste sanguíneo fui a uma fisiatra que me passou um raio-X e o ecografia pélvica para descartar causas ginecológicas.

A ecografia pélvica indicou estar tudo bem a nível ginecológico. E o raio-X confirmou o problema. Havia um afastamento na articulação sínfise púbica. E como a articulação parece descolar-se do sítio em certos movimentos é sinal que há mais que um relaxamento isolado, a situação chegou mesmo ao ponto de rutura de ligamentos.

A fisiatra achou que o indicado seria mandar-me fazer a reabilitação do soalho pélvico, o que irá ajudar a fortalecer aqueles músculos dando suporto à articulação. Para além disso a correção da diástase e o fortalecimento de outros músculos pode também dar mais suporte e ajudar a resolver o problema., pelo menos esta era a opinião da fisiatra.

Já a opinião da fisioterapeuta especialistas em reabilitação do soalho pélvico já não era bem a mesma. Ela pensa sim que a reabilitação do soalho pélvico é importante. Que atualmente já se recomenda logo após o primeiro filho e que no meu caso após quatro partos vaginais muito mais. Já quanto à rutura de ligamentos ela diz que não há muito a fazer, é uma articulação interna e a única maneira de sarar os ligamentos é deixarem de fazer movimento. No entanto, para isso, eu teria que fazer repouso absoluto, o que com quatro filhos não é de todo viável.

Resta-me evitar os movimentos que podem agravar o problema, como as rotações, carregar peso num só lado, a abertura da articulação… Bem não é nada fácil.

Mas nem tudo são más noticias, a fisioterapeuta achou que eu tinha uns músculos pélvicos fortes e resistente, uma vez que ao final de quatro partos, já seria de esperar haver pequenas perdas de urina, pelo menos em esforço como nos espirros, ao rir, ao fazer esforços a carregar peso. Felizmente esse problema ainda não tenho.

Estou na mesma a fazer as sessões de reabilitação e de aprendizagem em relação aos músculos pélvicos. Esta aprendizagem deveria ser feita mesmo por todas as mulheres, o risco de prolapso de órgãos ou de perdas de urina após a menopausa é grande, quantas mais gravidezes maior é esse risco. Ter consciência desses músculos, saber fortalecê-los e principalmente saber como prevenir estes problemas futuros é muito importante. Ainda bem que este programa foi criado, eu estou a fazê-lo no hospital dos Lusíadas, não sei se existe noutros hospitais mas é possível.

Quanto há minha sínfise púbica resta-me forçá-la o menos possível, evitar ao máximo os movimento e esperar que o problema com o tempo melhore e não piore. Se piorar pode mesmo ser necessária a cirurgia para corrigir o problema e evitar que surjam mais problemas na anca, resta-me esperar que isso não seja necessário.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.