Boa semana #183 – Vamos à introdução da alimentação complementar?

Boa semana #183 – Vamos à introdução da alimentação complementar?

Pois é o meu pequeno R já tem 6 meses, como o tempo passou depressa! Estes meses não foram fáceis em termos de ganho de peso, com o R a aumentar sempre pouco por mês, embora sempre no seu percentil, o percentil 15. Ainda houve um mês que ficou um pouco abaixo mas uma excelente pediatra e a confiança na amamentação permitiu-nos manter a amamentação em exclusivo até aos 6 meses!




Estava sempre tudo bem com o bebé, o simples fato de ser mais pequeno não era suficiente para começar a dar um leite artificial, a pediatra chegou a dizer que gostava que estivesse mais gordinho mas como de resto estava ótimo não havia razão para introduzir outro leite que podia até atrapalhar mais do que ajudar!

Realmente adoro a nossa pediatra e agora na introdução alimentar ouvimos um: vamos introduzir os alimentos mas sem fundamentalismos! Adorei ouvir isto numa altura em que parece que tudo faz mal! Chegamos a extremos desnecessários, a comida não alimenta apenas o corpo, está envolvida na socialização, dá conforto, o importante é não haver exageros para nenhum dos lados!

Vamos começar a introduzir os alimentos com as sopas básicas e com alguma fruta. Damos um alimento durante 3 dias e a cada 3 dias podemos introduzir um novo alimento. Isto é feito assim para o caso de haver reações alérgicas se conseguir identificar com que alimento for. Havendo histórico de alergias na família então o cuidado tem que ser ainda maior!

E podemos temperar as sopas com um fio de azeite depois de prontas, usar ervas aromáticas e umas pedrinhas de sal (pouco, claro), o importante é ser saboroso para o bebé comer, afinal ninguém gosta de comer comida sem sabor nenhum. Em tudo é preciso equilíbrio e é isso que a nossa pediatra tem transmitido sempre.

Começamos então com o tradicional creme de cenoura e depois vamos acrescentando a abóbora, batata, couve flor, brócolos e por aí fora. Ficam de fora espinafres, agriões, leguminosas para mais tarde. Bem como o peixe e o ovo podendo já comer carne de borrego, frango e peru. A última será a de vaca deixando o porco completamente de fora.

Nas frutas ficam de fora a laranja, ananás, kiwi para depois do ano de idade!

Pode também comer os iogurtes indicados para bebes. As papas de compra vão para já ficar de forma, pelo menos no dia-a-dia, não quer dizer que esporadicamente não possamos usar uma papa não láctea para uma emergência, mas de forma regular vamos dar preferência à preparadas em casa

Temos o livro 1, 2, 3 uma colher de cada vez que foi comprado já há quase 12 anos para a irmã mais velha e tem passado por todos. Tem excelentes receitas, dicas, ementas e muita informação para esta nova fase. É sem dúvida uma grande ajuda para mamas de primeira viagem mas não só! Ao final de 4 filhos continuo a achar o livro bastante útil, afinal está fase é muito pequena e não é algo que faça parte do nosso dia a dia então é normal esquecer de algumas coisas!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.