Boa semana #139 – Crianças independentes com amor!

Boa semana #139 – Crianças independentes com amor!

Eu penso que é muito importante a ensinar as nossas crianças a serem independentes, mas isso deve ser feito com muito amor, carinho e paciência. É importante ir dando às crianças alguma independência mas dentro dos seus próprios limites. É necessário ter em conta a idade da criança e aquilo que ela é capaz de fazer.

Para mim ouvir coisas como “ensinar um bebé a dormir sozinho a noite toda” deixam-me triste. Um bebé vai levar tempo até conseguir dormir a noite toda e irá adormecer sozinho quando se estiver preparado, quando se sentir seguro. O bebé não sabe se quando a mãe sai do quarto vai voltar ou não e isso deixa-o com medo. Só ao final de alguns meses percebem que apesar de não verem a mamã ela não está longe. Então enquanto eles não aprendem isso precisam de muito amor, carinho, colo e companhia!

Então a independência da criança tem que ser ao nível das suas capacidades. Agora quando quero que os meus filhos arrumem o quarto já os mando arrumar o quarto, mas não começamos por aí. Quando eram mais pequenos apenas lhes dava uma tarefa especifica de cada vez até ficar tudo arruma, claro que exige tempo e paciência, mas com o tempo eles vão aprendo e ganhando a sua independência.




Quando começam a comer podem mandar mais para o chão e para cima deles do que metem na boca, mas é assim que eles aprendem a comer, aprendem a usar os talheres e com o tempo vão fazendo cada vez menos bagunça até terem a sua independência. Se optarmos por dar comida na boca sempre para não haver lixo no chão eles não conseguem aprender com a mesma facilidade!

Com o tempo eles aprendem a vestir-se, a escolher as suas roupas. Mas para isso também é preciso deixa-los fazer sozinhos, enquanto vamos auxiliando. Sei que na realidade de muitas famílias não é fácil estar a deixa-los errar de manhã quando há pressa para sair de casa. Mas podem sempre praticar ao fim-de-semana ou nos dias em que há mais tempo.

As crianças não ficam independentes de repente, não é por ganharem idade que de repente vão saber fazer tudo, não… é necessário paciência, tempo e muito amor para ir ensinando a cada passo, para não perder a paciência quando eles erram uma e outra vez, cada um tem o seu tempo de aprendizagem!

Não podemos exigir às crianças que de repente realizem grandes tarefas quando não lhes demos tempo para irem aprendendo desde a tarefa mais pequena e simples até à maior e mais complexa!

Fazer tudo por elas porque pode parecer ser mais rápido e fácil, não as ajuda a aprender, a crescer. No inicio pode parecer trabalhoso mas com o tempo se percebe que foi melhor investimento de tempo que se podia fazer!

É importante que as crianças aprendam a ser independentes, todos queremos filhos independentes, mas é preciso muito amor e paciência para as ajudar a percorrer esse caminho!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.