Boa semana #119 – Verão em movimento 2017!

Boa semana #119 – Verão em movimento 2017!

Verão em movimento é o programa da nossa junta de freguesia que tem por objetivo colocar em movimento as crianças com idades entre os 6 e 16 anos da nossa freguesia!

Começou por ser apenas praia, durante 15 dias, a J já participa desde os seus 5 anos. Agora é só a partir dos 6 anos e a praia embora continuem a ser duas semanas, cada criança só pode ir numa. É uma maneira de darem mais oportunidade a mais crianças!

Mas para além da praia existem também atividades desportivas que ocupam as crianças durante praticamente todo o dia, e completamente gratuito! Pode não parecer mas esta é uma medida que incentiva muito a natalidade, entre muitas outras, como por exemplo, os lanches gratuitos nas escolas para os alunos que têm o abono de família no 1º e 2º escalão. E os almoços são mais baratos para os do 2º escalão e gratuitos para o 1º.



Isto são apoios a nível da câmara, mas que ajuda imensos agregados do concelho, nós somos um deles! Apenas este ano o governo tornou os manuais gratuitos para o primeiro ciclo, mas por cá já beneficiávamos desse apoio (dependendo sempre do abono, claro)! Aliás esta ideia do governo embora vai ajudar alguns, aqui pelo concelho se calhar nem tanto. Porque o apoio dado pela câmara pagava parte dos livros de fichas, o que já não acontece por parte do governo e os livros não tinham que ser devolvidos!

São tudo pequenas medidas que apoiam a família, têm também o prolongamento de horário para as crianças do jardim de infância. Nunca precisamos de beneficiar deles, mas é uma grande ajuda para algumas famílias!

Este ano a J para além de ir à praia, participou nas primeiras semanas de julho nas atividades desportivas, ela gostou tanto de lá andar que nesta ultima semana quis voltar! Praticaram vários desportos, danças, jogos, modalidades com bola e sem bola. É um excelente programa para combater o sedentarismo que tem vindo a crescer nas nossas crianças, para os manter entretidos e para se divertiram enquanto fazem novos amigos. E já mencionei que é gratuito! Começam atividades entre as 8h e as 9h da manhã e terminam por volta das 16:30h. Este tipo de programa costuma custar um balúrdio portanto para nós famílias numerosas há que apoiar este tipo de iniciativa!

E a semana de praia, para além de muito esperada, principalmente pelo L teve direito a imensas atividades. Não tiveram muita sorte com o tempo, que este verão anda um pouco estranho, mas não fez a mínima diferença para eles! Fizeram jogos entre os diferentes grupos, as crianças são divididas em grupos segundo as idades. Na quinta-feira tiveram a habitual bola de berlim, que pelos vistos na praia deve ter um sabor muito diferente, uma fez que o L não é grande apreciador mas fica sempre muito contente com dia da bola de berlim!

Têm as suas próprias musicas, embora algumas um pouco estranhas… mas que rapidamente todos ficamos a saber! No ultimo dia é sempre o dia da pizza, oferecida também pela junta! E para além disso têm o mergulho de pijama! Todos levam um pijama no ultimo dia e vão ao banho de pijama… deve ser mesmo giro ver uma carrada de miúdos a ir para o mar de pijama!

Este ano acrescentaram algumas novidades, como a competição entre os diferentes grupos e o desfile de máscaras no ultimo dia! O L fazia parte do grupo do Lego e a J do grupo de simba!

No final da semana o L vinha todo contente porque tinham sido o grupo vencedor, conseguindo vencer os mais velhos. Tendo ficado em segundo lugar outro grupo de mais pequenos. O grupo da J ficou em quarto lugar…

Mas no final o mais importante mesmo é que se divertiram bastante durante esta semana!



Booking.com

One thought on “Boa semana #119 – Verão em movimento 2017!

  1. Excelente iniciativa! Por cá, existe o campo de férias que inicia no termo nas aulas e termina na 2.ª semana de Agosto. No entanto, mesmo sendo uma inciativa da Câmara Municipal, não é gratuito. Aliás, para quem tem 2 filhos (como é o meu caso) e 3.º escalão, fica dispendioso (cerca de 230€ para os dois). Certo que as atividades estão todas incluídas, mesmo saídas, bem como os almoços, mas quem precisar dessas semanas para deixar os filhos, fica caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.