Boa semana #88 – A J colocou um Disjuntor palatino!

Boa semana #88 – A J colocou um Disjuntor palatino!

Hoje foi dia da J finalmente colocar o aparelho no céu da boca, ou melhor colocar o disjuntor palatino, é assim que o tipo de aparelho que ela colocou se chama. O uso da chupeta até tarde poderá estar relacionado com a necessidade de colocar este tipo de aparelho, o céu da boca não desenvolveu corretamente, a língua não fica na posição correta e a culpada poderá ser a chupeta!


 

Eu sempre achei a chupeta útil para acalmar os bebés e foi oferecida aos meus três pequenotes desde cedo, a J e o L sempre gostaram da chupeta e tira-la não foi tarefa fácil, já a T nunca lhe achou muita piada e foram poucas as vezes que pegou nela. O certo é que a J e o L têm agora muito mais tendência para terem cáries do que a T. E este problema da J pode estar diretamente relacionado com o uso da chupeta… Por isso agora se tivesse outro filho pensaria duas vezes antes de oferecer a chupeta, estamos sempre a aprender!

O disjuntor palatino tem a função de alargar os ossos do maxilar superior, no caso da J irá também endireitar o maxilar uma vez que se encontra em bico e é o que está a entortar os dentes para além da falta de espaço. Este tipo de aparelho apenas pode ser colocado enquanto o osso está a crescer, uma vez terminado o crescimento apenas se pode solucionar o problema com cirurgia e a J está mesmo no limite para o fazer.

O disjuntor tem uma grelha que fica mesmo por detrás dos dentes uma grelha que é bastante frágil e que dificulta todo o processo de adaptação.

Em princípio irá andar com o disjuntor durante um ano, após este período poderá ter a sorte de os dentes terem ido ao lugar ou pode ainda ser necessário a colocação de um aparelho diferente para endireitar os dentes da frente, esperemos que não seja preciso, todo este processo torna-se bastante dispendioso já que ao preço do aparelho acresce o preço das consultas mensais de revisão que são necessárias. E para juntar à festa vai ter que arrancar mais um dente de leite que ainda nem sequer abana mas já tem o outro a nascer por cima, já é o terceiro dente nas mesmas condições que tem que arrancar!

Com a active care da multicare o aparelho fica nos 200€, ao qual acresce o preço dos exames para a preparação do mesmo e depois as consultas mensais para ver se está tudo como deve estar e fazer os ajuste necessários.

Durante o período que tiver o aparelho não pode comer gomas, caramelos, nem coisas que se possam colar ao aparelho, assim como não pode trincar coisas mais duras como maçãs, ou até as sandes, tem que as cortar em pedaços e depois então comer para não correr o risco de partir a grelha.

Ainda é o primeiro dia por isso ainda se está a adaptar a comer e a falar, já experimentou tocar o clarinete e pelo menos nisso não a atrapalha, mas vai ser sem dúvida uma grande jornada!

milagre gravidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.