Boa semana #396 – A aventura de ter que fazer óculos novos!
Esta semana fui buscar os óculos novos e é uma daquelas coisas que devia muito simples, rápida, sem stress e até de entusiasmo, mas quando juntamos à receita a síndrome de pânico e ansiedade generalizada tudo muda de figura. As coisas mais simples parece que viram grandes monstros!
A aventura começa com óculos bastante riscados, com dificuldades de visão, olhos a doer e uma necessidade de fazer uns novos que já não dava mais para adiar, então primeiro passo ir ao oftalmologista e lidar com a espera antes da consulta, é o primeiro grande desafio para quem o principal gatilho são tempos de espera!
Felizmente já vou aquele oftalmologista há algum tempo e os tempos de espera são curtos, por isso, esta parte do desafio até foi superada com alguma facilidade e até com boas notícias! Apesar de precisar de trocar de óculos por estarem danificados, a graduação não tinha alterado, que para quem tem ceratocone é uma vitoria!
Depois foi a parte mais difícil: mandar fazer os óculos! Há anos que faço os meus óculos na Fábrica dos Óculos do Cacém, que fica mesmo perto da estação dos comboios. Os preços são muito inferiores a outras lojas, mesmo usando a multicare nas outras lojas não compensa. Fica um pouquinho longe, mas compensa mesmo ir lá!
No caminho de carro para lá a ansiedade já se foi fazendo sentir, mas ainda de forma controlada. Depois a coisa complicou um pouco com o tempo de espera para ser atendida, os excelentes preços fazem com que estejam sempre cheios e cresceram imenso nestes anos.
A distração de procurar uma nova armação ajudou bastante a distrair e aliviar a minha ansiedade, acabei por ter de ir para a secção de crianças para encontrar uma armação que não me ficasse gigante 😅e mesmo assim não foi tarefa nada fácil! Mas lá acabei por me encantar por uns moschinho pretos! Eles têm algumas armações gratuitas, mas desta vez optei por umas pagas, por questão de qualidade mesmo. Já tinha tido as gratuitas que acabaram por descascar com alguma facilidade!
O processo ainda demorou um pouco, mas felizmente a minha ansiedade deu tréguas, pelos menos até à parte de pagar, a fila estava um pouco mais demorada e aí sim senti a ansiedade a elevar bastante. Já não dava para distrair a vaguear pela loja e com o tempo de espera a minha ansiedade chegou mesmo a roçar os níveis de pânico, aquela altura que o nosso sistema de fuga é ativado! Mas felizmente consegui controlar o que se tornou mais uma vitória.
Depois para ir buscar tive imensa sorte e foi muito rápido mesmo. Deixei a T no treino e tinha cerca de 1h30m para ir até lá de metro e de comboio, de carro ao final do dia seria simplesmente impossível com o trânsito que se forma para lá!
Cheguei lá e por acaso não estava quase ninguém e fui rapidamente atendida, acho que nem 10minutos demorei lá o que me permitiu voltar rapidamente à estação e apanhar os transportes de volta ao ginásio onde tinha deixado a T no treino, tinha-a avisado que me poderia atrasar, mas não aconteceu. Nesta parte foi tão rápido que nem deu tempo para a ansiedade se manifestar, apesar do comboio bem cheio para lá e da minha sincope neurocardiogenica se ter queixado um pouco para lá!
Há dias que as coisas simplesmente correm bem e conseguimos funcionar normalmente e eu sou sem dúvida muito grata por esses dias!