Boa semana #375 – Fim-de-semana prolongado no Fão (parte 1)

Boa semana #375 – Fim-de-semana prolongado no Fão (parte 1)

Este fim-de-semana foi fim-de-semana prolongado fora de casa para nós, ou miniférias, como preferirem chamar!

Aproveitámos o feriado e fomos passar 4 dias fora. A zona norte tem imenso para explorar, zonas lindíssimas no meio da natureza e era mesmo isso que estávamos a precisar.

Escolhemos o Fão não pela localidade, mas porque foi onde encontrámos o alojamento que mais nos agradou. Alugámos uma casa com 3 quartos num condomínio com piscina! A casa era simplesmente maravilhosa, os donos muito simpáticos e é sem dúvida dos poucos sítios onde dizemos que é para voltar!

Desta vez viajamos apenas com 3 filhotes, a mais velha teve um concerto marcado depois de termos agendado as férias, não era obrigada a ir, mas quis ir! E como já tem quase 16anos e havia a possibilidade de ficar com os avós deixamos que fosse ela a escolher!

Já saímos um bocado tarde depois de deixarmos a J em casa dos avós, parámos em Coimbra para almoçar, como já vai sendo habitual! Íamos comer no fórum, mas estava tão cheio que acabámos por ir buscar comida ao drive do McDonald’s e comer junto ao jardim Marechal Carmona como sempre!

Já saímos novamente atrasados e acabámos por avisar que íamos chegar um pouco mais tarde, os donos da casa foram bastante simpáticos e compreenderam a situação. Quando chegámos mostraram-nos a casa e tinham uma caixinha de bolos da zona como agrado de boas-vindas!

A primeira coisa que os miúdos fizeram foi saltar para a piscina, mesmo como tempo pouco simpático que estava! Eu só molhei os pés! Os miúdos também não estiveram lá muito tempo e como ainda era cedo saímos para ir até à praia.

Saímos a pé, uma vez que não ficava muito longe, estava a chover quando saímos, mas logo parou de chover. Levámos uns 10 minutos a chegar, se tanto.

Andámos um bocado nuns pequenos passadiços instalados por cima da areia. Tinham uma vegetação bem grande à volta e estavam um pouco invadidos por ela, notava-se que não devia ser um sítio por onde passem muitas pessoas. A seguir ao passadiço tinha um pequeno trilho pelo meio da vegetação já na areia mesmo.

A praia do Fão não era muito grande, mas tinha umas descidas bem a pique e bem grandes até ao mar! Não é das melhores praias para crianças, pelo menos se a intenção for mesmo fazer praia.

Mas deu para passar um bom bocado, fizeram corridas para ver quem conseguia subir aquelas dunas enormes e depois rebolaram por elas abaixo! A roupa não achou muita piada, mas eles adoraram!

E eu ainda dei um passeio ali à beira-mar e encontrei uma pedra em formato de coração tão bonita. Daquelas coisas que parecem o universo a responder às nossas questões!

Jantámos num restaurante ali da localidade, muito bom. Comi umas lulas grelhadas deliciosas que já não comia há imenso tempo. Cá por casa ninguém gosta de lulas, então nunca me dou ao trabalho de as fazer só para mim… e assim demos por terminado o nosso primeiro dia.

Na sexta-feira foi o nosso segundo dia de escapadinha. Começamos a manhã com piscina, a água estava bem fria, mas eles não se importaram nada! Eu também acabei por entrar e nadar um bocado, custa entrar, mas depois fica-se bem. Ainda deu para aproveitar o sol que aparecia por entre as nuvens enquanto o pai tratava dos grelhados para o almoço!

De tarde fomos até Guimarães para visitar o castelo, que foi uma agradável surpresa. Está muito bem recuperado e numa torre tem uma exposição com muito de história. Está muito giro, os miúdos vão abrindo os portas e os factos históricos sobre o local vão aparecendo. A T adorou estar por ali a descobrir o que estava por trás das portas.

No último andar tem um vídeo sobre a história do local que captou por completo a atenção deles! É uma visita que vale mesmo a pena!

Depois da visita ao castelo fomos visitar o Santuário da Pena, é uma zona com imenso para explorar, vários trilhos pedonais, grutas, tem uma vista deslumbrante. Só foi pena haver muitas poeiras no ar naquele dia e a visibilidade não estar das melhores! Mas é sem dúvida uma zona muito bonita.

Daquelas zonas que fica marcada para uma revisita porque não conseguimos ver tudo, acontece-nos imensas vezes. Eu sou uma eterna otimista, acho sempre que vou conseguir fazer mais do que depois consigo!

Estes foram os nossos dois primeiros dias. Por aí, também saíram para uma escapadinha no fim-de-semana?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.