Boa semana #329 – Semana da amamentação: quase 40meses de bitaites!
Esta semana comemora-se mais uma semana da amamentação. E nunca é demais falar no tema! Por aqui contamos 40 meses de amamentação! Nunca esperei chegar tão longe, os manos tinham mamado bem menos!
Mas estou bastante feliz com o nosso percurso e este só foi possível com conhecimento e empoderamento.
Ao longo dos anos que o leite de fórmula tem foram-se formando imensos mitos que levam as mulheres a duvidarem da sua própria capacidade! Eu fui uma das que duvidou, das que acreditou nos profissionais e que agora me arrependo profundamente.
Embora os três mais novos tenham desmamado em períodos distintos agora consigo ver a diferença que teria feito se não tivessem desmamado tão cedo! Olhando para trás vejo que tanta coisa poderia ter sido evitada: desde infeções respiratórias frequentes, excesso de peso ou até mesmo dificuldades na alimentação prolongadas!
Neste quarto filhote a maternidade tem sido muito mais fluida e instintiva, isso estendeu-se também à amamentação e tem sido uma jornada incrível.
Há casos em que a amamentação realmente não é possível, mas são muito poucos, para esses ainda bem que existe o leite de lata. E se a mãe não quiser amamentar também está tudo bem, mas sem desculpas que criem mais mitos, por fazer! Qualquer mãe pode dizer: eu não quero! Sem justificações!
Para as que querem e são invadidas por mitos, bitaites de familiares, medos, receios: procurem por ajuda especializada! Existem imensas conselheiras de amamentação (CAM – conselheira em aleitamento materno) com jornadas incríveis que serão um apoio fundamental! Mas também sejam bastante seletivas nessa escolha. Convém pesquisar bem sobre essa pessoa!
Aliás acho que é uma das coisas que logo na gravidez se deveria salvaguardar, o ter uma CAM a quem recorrer logo de início caso seja necessário! Aqueles primeiros dias são fundamentais, é tudo diferente, as hormonas estão ao rubro e facilmente os receios podem vencer! Se já houver um profissional a quem recorrer este processo será de transição muito mais leve!
Por cá já vamos com mesmo muito tempo de amamentação, o que é estranho para a maioria das pessoas, então vou ouvindo coisas do género:
Mas ainda sai leite? Não, agora sai achocolatado! Mas claro que ainda sai leite e se as pessoas soubessem como funciona o corpo das mulheres não havia estas questões, enquanto houver estimulação vai haver produção! Mesmo depois do bebé deixar de mamar leva meses até o leite secar completamente.
Está atrasado na fala por causa da amamentação! Não! A amamentação não atrasa o desenvolvimento da fala, há imensas razões para isso acontecer. Mas também pode não ser razão nenhuma, cada criança tem o seu tempo!
Vai mamar até casar! A sério? Porque é que as pessoas se dão ao trabalho de dizer estas coisas! Mas que raio têm a ver com as minhas mamas?
Está muito dependente da mãe! Lamento, mas têm um conceito de dependência muito distorcido! Ter um porto de abrigo é bem diferente de estar dependente, até porque é uma criança que sai facilmente sem a mãe, por isso: revejam aí os vossos conceitos de dependência se faz favor!
Mas ainda mama? Que coisa feia! Esta é daquelas que me tira particularmente do sério! Eu não dou de mamar em publico nesta fase, porque eu entendo não o fazer, então porque raio me têm que estar sempre a perguntar se ainda mama? Mais uma vez o que raio têm a ver com as minhas mamas?
E por aí, o que costumam ouvir sobre darem de mamar?