Boa semana #323 – Fim do 9º ano!
O ano letivo para a minha primogénita já terminou, completou o 9ºano! Mais um ciclo que chega ao fim, o adeus à escola onde passou a maior parte do tempo dos últimos 5 anos.
Ainda me custa um pouco a acreditar que tenho uma filha que já vai para o ensino secundário! Como assim? Para onde foi o tempo que parece que cada vez passa mais depressa!
O ano acabou e o que eu temia do início do ano acabou mesmo por se concretizar. Terminaram um ciclo sem terem a oportunidade de se despedirem e fechar o ciclo como deve ser! Não houve possibilidade para fazer uma viagem de finalistas, uma festa, nada… acabou simplesmente assim, como se fosse apenas mais um ano e não um dos marcos mais importantes das suas vidas.
Este tempo não vai voltar atrás, não vai haver possibilidade de repetir, os colegas vão-se espalhar pelas diferentes escolas secundárias que há aqui há volta, vão seguir para uma nova jornada e não houve hipótese de fechar o ciclo corretamente.
Tem sido muito difícil assistir a todas as coisas que lhes têm sido roubadas em nome do medo de uma maioria. Simplesmente não é justo.
Para o ano vem inicia-se então um novo ciclo, uma nova escola e duas turmas! Sim, duas turmas, como se vai manter no ensino articulado de música vai ter duas turmas! Uma na escola de ensino regular com as disciplinas base. E outra no conservatório com todos os alunos do 10ºano do ensino articulado e supletivo de diferentes escolas.
Pelo menos o conservatório é uma variante que não muda e ainda bem! É uma comunidade muito positiva, muito unida que traz ao de cima o melhor de todos os meninos que por lá passam!
E pronto, é isto. Gostava imenso de estar a falar de como foi a visita de finalistas, da festa de despedida… enfim…
Lembro-me bem da festa de finalista do 4ºano, de como me emocionei, de como os olhos se encheram de lágrimas. De como estava orgulhosa pelo fim daquela etapa em quadro de mérito!
A viagem de finalistas a que tiveram direito na altura vai ficar para sempre nas suas memórias. Porque a vida é feita destes momentos e são estes momentos que nos vão acompanhar durante toda a vida. E esses momentos que não poderão ser repetidos estão a ser roubados…
Ainda bem que eu acredito em karma, sempre é um reconforto!