Boa semana #313 – Um passeio no Parque Urbano das Penhas do Marmeleiro!
Estamos fechados em casa há demasiado tempo e a natureza chama por nós! É mesmo o que sentimos mais falta, a natureza sabe o que fazer connosco, sabe como nos curar, como nos fortalecer, como nos regenerar.
Precisamos de respirar ar puro, de tocar nas plantas, de rebolar na relva ou meter os pés dentro de um rio ou mar! As crianças precisam de correr, de brincar de ter contato com a terra, precisam de ser felizes e não de estarem fechadas dentro de caixas a verem o seu sistema imunitário a enfraquecer de dia para dia!
Estávamos todos a precisar de caminhar um pouco, de apanhar ar, têm sido uns meses bem duros. Escolhemos o Parque Urbano das Penas do Marmeleiro para o nosso primeiro grande passeio pós confinamento, não só porque era um sítio que ainda não conhecíamos, mas também porque nos pareceu grande o suficiente para umas boas caminhadas.
Mas a coisa não começou muito bem, os meus sogros e cunhada vieram connosco, mas só o meu sogro acabou por fazer a caminhada connosco. Isto porque a minha sogra deu uma valente queda logo no início sem que tivéssemos percebido como ela tinha feito aquilo. Teve que ser transportado ao hospital por precaução, mas felizmente não passou do susto.
Depois deste incidente lá acabámos por fazer a caminhada, primeiro descemos as escadas do passadiço, nas partes a direito do passadiço tem uns degraus espaçados propícios a quedas se não formos a prestar atenção. Como não estão assinalados com aquela linha que é habitual nos degraus, facilmente parece que é a direito se formos distraídos com a paisagem, por exemplo…
Tem uma zona com um riacho muito gira, tão tranquila, inspira mesmo paz. É daqueles sítios que dá vontade de sentar numa rocha e ficar a ouvir os pássaros e a água a correr. Claro que estas coisas ficam mesmo só na minha imaginação porque com 4 miúdos é impossível sequer ter direito a silêncio mais do que uns míseros segundos… E não é por falta de tentativa!
Estava movimentado o parque, mas nada que não permitisse manter a segurança. E pelo caminho que fomos não havia quase ninguém. O parque tem um caminho circular, uma parte junto ao riacho que corre por ali e outra zona que sobe um bocado.
Havia tantas flores diferentes pelo caminho, adoro esta altura do ano, fica tudo tão colorido! Os miúdos foram admirando as flores e a paisagem numa das partes mais altas é linda!
Ainda brincamos um pouco ao pé do riacho, fizemos muitas bolinhas de sabão e no fim os miúdos foram até ao parque infantil que há ali e brincaram ainda durante um bom bocado!
É um parque que vale a pena visitar, com roupa confortável para fazer o passeio! Fica em Alcabideche, na zona limite do Parque natural de Sintra-Cascais. A paisagem é linda, é um local sossegado, perfeito para uma caminhada que os miúdos com conseguem fazer com facilidade!
Quem por aí conhece este parque urbano das Penhas do Marmeleiro?