Boa semana #301 – Mata Nacional do Buçaco!

Boa semana #301 – Mata Nacional do Buçaco!

Estava um maravilhoso dia de chuva quando fizemos uma visita a esta mata, o que torna o cenário simplesmente espetacular!

Íamos a caminho da minha terra e a passagem por lá não estava prevista, uma vez que estava a chover. Mas a chuva parou e nós fizemos uma mudança de planos em plena viagem e ainda bem!

A entrada a pé é gratuita, mas de carro é paga consoante o tamanho do veículo. Sabíamos que ali havia muito para ver mas o tempo era curto e não ia haver tempo para tudo! Na primeira paragem os percursos estavam bastante enlameados e nós definitivamente não tínhamos calçado para aquilo.

Então seguimos de carro e parámos um pouco mais acima num local que chamou a atenção, a partir daí seguimos a pé! Rapidamente percebemos que estávamos perto da Fonte fria.

O cenário num dia de inverno depois de ter chovido é lindo, parece mesmo um sítio encantado tirado dos contos de fada. Logo no início tem um lago com patos e um cisne e mesmo em frente damos de caras com aquela bonita escadaria que se vê nas fotos sempre que há referência a este lugar (Fonte fria)!

Já disse que é um cenário deslumbrante? Não sei como será noutras alturas do ano, penso que as cores de outono devem deixar o cenário igualmente o encantador.

Subimos as escadas e depois seguimos por um caminho que fica um pouco abaixo do cimo das escadas. Passamos por uma pequena ponte e pela Porta de Siloé, que deu também umas fotos maravilhosas mesmo antes de haver mais escadas para subir.

Continuámos até ao Passo de Caifás, onde temos também uma vista magnifica!

E seguimos em frente até chegarmos às Portas de Coimbra que dão para um largo e logo a seguir somos contemplados por uma vista mais uma vez maravilhosa. E a tranquilidade do sítio? Gostava que as máquinas fotográficas conseguissem captar o mesmo que os nossos olhos!

Depois voltámos para trás mas havia tanto mais para ver, só nos cruzamos com 1 pessoa durante todo o percurso que fizemos!

A visita no inverno sem dúvida vale a pena, mas se forem em dias de chuva não se esqueçam do calçado apropriado para caminhos com muita lama! Umas galochas ou botas de caminhada devem ser a escolha acertada!

E vocês já conhecem a mata do Buçaco? Que mais sítios maravilhosos conhecem por Portugal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.