Boa semana #301 – Mata Nacional do Buçaco!
Estava um maravilhoso dia de chuva quando fizemos uma visita a esta mata, o que torna o cenário simplesmente espetacular!
Íamos a caminho da minha terra e a passagem por lá não estava prevista, uma vez que estava a chover. Mas a chuva parou e nós fizemos uma mudança de planos em plena viagem e ainda bem!
A entrada a pé é gratuita, mas de carro é paga consoante o tamanho do veículo. Sabíamos que ali havia muito para ver mas o tempo era curto e não ia haver tempo para tudo! Na primeira paragem os percursos estavam bastante enlameados e nós definitivamente não tínhamos calçado para aquilo.
Então seguimos de carro e parámos um pouco mais acima num local que chamou a atenção, a partir daí seguimos a pé! Rapidamente percebemos que estávamos perto da Fonte fria.
O cenário num dia de inverno depois de ter chovido é lindo, parece mesmo um sítio encantado tirado dos contos de fada. Logo no início tem um lago com patos e um cisne e mesmo em frente damos de caras com aquela bonita escadaria que se vê nas fotos sempre que há referência a este lugar (Fonte fria)!
Já disse que é um cenário deslumbrante? Não sei como será noutras alturas do ano, penso que as cores de outono devem deixar o cenário igualmente o encantador.
Subimos as escadas e depois seguimos por um caminho que fica um pouco abaixo do cimo das escadas. Passamos por uma pequena ponte e pela Porta de Siloé, que deu também umas fotos maravilhosas mesmo antes de haver mais escadas para subir.
Continuámos até ao Passo de Caifás, onde temos também uma vista magnifica!
E seguimos em frente até chegarmos às Portas de Coimbra que dão para um largo e logo a seguir somos contemplados por uma vista mais uma vez maravilhosa. E a tranquilidade do sítio? Gostava que as máquinas fotográficas conseguissem captar o mesmo que os nossos olhos!
Depois voltámos para trás mas havia tanto mais para ver, só nos cruzamos com 1 pessoa durante todo o percurso que fizemos!
A visita no inverno sem dúvida vale a pena, mas se forem em dias de chuva não se esqueçam do calçado apropriado para caminhos com muita lama! Umas galochas ou botas de caminhada devem ser a escolha acertada!
E vocês já conhecem a mata do Buçaco? Que mais sítios maravilhosos conhecem por Portugal?