Boa semana #242 – Mais uma visita à alergologista!

Boa semana #242 – Mais uma visita à alergologista!

Este mês foi mais um mês de visitas às alergologistas. Os problemas alérgicos parecem não querer dar tréguas por cá e parece que apenas o pequeno R escapa ao problema! É verdade que ainda é bastante pequeno e estes problemas podem surgir mais tarde, mas pelo menos para já…

A T tem agora duas alergologistas, uma no público e outra no privado e o problema dela parece continuar sem resposta! Parecem claramente reações alérgicas, o difícil é perceber a quê!

Com a recusa da alergologista do publico em fazer testes cutâneos relativamente a alimentos e em repetir os outros a solução passou mais uma vez por recorrer ao privado!

Em julho fez duas baterias de testes, uma para alérgenos alimentares, para além dos habituais foram acrescentados outros que a minha alergologista achou importante! E a segunda bateria de teste foi a normal para alérgenos aéreos.




E tivemos grandes positivos em ambos, então parecia que tínhamos a resposta e era tão óbvia! Mas cá por casa nada é assim tão simples no que diz respeito a alergias alimentares. A minha alergologista diz que tem tendência a atrair casos estranhos e que o meu caso é o mais estranho com que já lidou! E parece que a T não se fica atrás.

Tivemos positivo para alergia a duas proteínas do leite, o que explica uma série de sintomas que surgiram quando ela deixou de mamar e começou a beber leite adaptado. É possível que uma série de problemas poderiam ter sido evitados com um simples teste a alergias alimentares, mas como os sintomas dela não eram típicos de alergia alimentar, no publico recusaram fazer os testes.

No entanto na idade dela isso já não é assim tão significativo, para além de estar na idade em que este tipo de alergia começa a desaparecer, ela não bebe leite e também não ingere assim tantos laticínios que justifiquem tantos sintomas.

Depois nos outros testes tivemos positivo para a Oliveira, artemisia e os ácaros. Os famosos ácaros a que toda a gente é alérgica cá em casa, com exceção do bebé. Portanto fazia todo o sentido que a grande origem do problema atual estivesse aí. O que até era uma boa noticia porque o mano mais velho também teve o mesmo problema, até fazia apneia do sono e a vacinação contra os ácaros teve excelentes resultados, parecia uma luz ao final do túnel.

E depois vieram os testes de sangue e fizeram ressurgir todas as dúvidas! Com eosinófilos bastante elevados e com IgE total também bastante elevada é claro que estamos perante um grande quadro alérgico. Mas depois todas as IgE especificas que tinham sido positivas nos testes cutâneos vieram negativas e mais uma vez fica a dúvida. É certo que os cutâneos têm mais peso que os sanguíneos, mas não dá para avançar para uma vacina sem certezas…

Então resta-nos mais uma hipótese, o teste de provocação nasal. Não conheço bem este teste, pelo que percebi apenas podemos fazer no público e pelo que a médica disse pode demorar até ser chamada, então resta-nos esperar para ver o que acontece…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.