Boa semana #199 – Um dente definitivo partido…

Boa semana #199 – Um dente definitivo partido…

Um dente definitivo partido, foi o que aconteceu ao L na sequencia de uma queda no mês passado. Tinha ido para os treinos com o pai, mas caiu na brincadeira com um amigo mesmo antes de lá chegar, quando pai me mandou a foto nem queria acreditar no estrago…

Não percebemos como aconteceu mas foi mesmo de cara ao chão, o dente ficou partido e o nariz todo negro. Inicialmente parecia apenas um bocado mas a visita ao dentista revelou um problema bem maior do que parecia…




Assim que o pai me mandou a foto liguei imediatamente para a clínica onde costumamos ir com os miúdos, a queda foi numa segunda à noite e a dentista apenas lá estava na quarta-feira e assim marquei. O pai queria ir a outro dentista ali na zona mas ainda bem que esperamos, caso contrário a esta hora já não tinha mesmo dente.

Gosto imenso da nossa dentista, tem imenso jeito com os miúdos e realmente preocupa-se com eles, o mesmo não revelaram outros colegas neste caso.

Na quarta-feira de manhã lá fomos nós para o dentista e assim que a dentista começa a analisar o dente o desastre revelou-se… não lhe faltava apenas aquele bocado, o resto do dente também estava partido e até à raiz com exposição do nervo e não se sabia quão profundo era…

Como a colega especialista em desvitalizações não estava lá a dentista preferiu não mexer e esperar pelo dia seguinte para saber a opinião do colega. Apenas lhe arrancou um dente de leite que já tinha o definitivo a nascer por cima e ficou ainda um outro por arrancar.

Na quinta-feira voltamos para o dentista, foi um dia de escola todo perdido. A espera pela colega revelou-se uma perda de tempo uma vez que esta se mostrou completamente insensível ao facto de se tratar de uma criança e não quis mexer sequer no dente e disse logo que era para arrancar! A nossa dentista não se conformou com o parecer da colega e começou a trabalhar no dente. Tirou o bocado que estava solto, fez raio-X e o estrago era mesmo enorme, a gengiva estava em muito mau estado e durante a hora e meia seguinte não colaborou e após três tentativas de colar o pedaço de dente acabou por colocar uma massa provisória.

O especialista em próteses foi avaliar também o L e informou-me que no caso de ser mesmo necessário arrancar o dente apenas poderia colocar um implante definitivo aos 18/19 anos, quando o maxilar deixasse de crescer. O que se poderia fazer era colocar uma prótese provisória amovível mas que o ideal era mesmo tentar manter o dente…

A dentista ainda ligou para um outro colega que também não quis desvitalizar e então marcou consulta para a semana seguinte, reservou a manhã apenas para ele. Ficamos com a indicação que ao mínimo sinal de dor, inflamação ou queda da massa era para lhe ligar logo. Felizmente não foi preciso e na quinta-feira feira seguinte lá voltamos como combinado.

Sem sinal de dor ou inflamação a dentista deu inicio à árdua tarefa de reconstruir aquele dente com o pouco que tinha e felizmente foi bem sucedida! Claro que agora é um dente problemático, ele não pode trincar com aquele dente, a qualquer altura pode inflamar e ter que ser retirado, uma leve pancada pode ser o suficiente para partir mas para já continua com o dente, o máximo de tempo que for possível mantê-lo já que um tratamento definitivo está muito longe de ser possível.

Na semana passada voltamos lá para arrancar o outro dente que tinha o definitivo a nascer por cima, o dente tinha resistido à primeira semana e parecia um milagre. Os testes ao dente revelaram que o dente ainda está vivo sem se saber muito bem como… aliás continua lá, não se sabe até quando, não se saber que problemas vai dar mas pelo menos conseguiu manter o dente, que numa criança em crescimento faz imensa diferença. Foram três semanas a caminhar para o dentista por causa de uma queda e de um dente definitivo partido…




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.