Vamos passear com as crianças?

Vamos passear com as crianças?

Quando as crianças passam muito tempo fechadas com as muitas horas de escola e depois em casa acabam por se tornar crianças “hiperativas”, cada vez se vê mais crianças a serem classificadas como hiperativas, quase que parece o problema da moda, mas o certo é que a maioria destas crianças é erradamente medicada!

A maioria das crianças são enérgicas, têm muita energia, precisam de correr, trepar a coisas, cair, esfolar os joelhos e gastar toda essa energia que lhes é tão característica, claro que também há aquelas pachorrentas que querem é estar sentadas no sofá a ver televisão ou a jogar videojogos.

passeio5

Mas, do meu ponto de vista, não é saudável para nenhuma delas estar muito tempo fechadas sem estarem em contato com o ar livre. As primeiras acabam muitas vezes medicadas por uma doença que não têm, tudo o que elas precisam é de ir um pouco para a rua correr! As segundas acabam muitas vezes com problemas de obesidade o que não acontecia se fossem para a rua, já não digo correr porque estas crianças normalmente não gostam de correr, mas pelo menos dar longos passeios ao ar livre!

passeio 6

E mesmo vivendo numa grande cidade há certamente opções para passear com os pequenotes, sem ser apenas os parques desenhados para eles e os centros comerciais estão fora de questão, a não ser que esteja a chover e seja para fazer atividades específicas lá dentro com eles, como há nalguns centros comerciais!

Então com um bom passeio saímos todos a ganhar, as crianças com muita energia gastam-na e deixam de ser hiperativas (as erradamente diagnosticadas, claro), as crianças com pouca energia ganham alguma e evitam o ganho de peso, as mamãs ficam com menos níveis de stress causado por estar fechadas em casa com as crianças e sempre preocupadas com a tarefa seguinte!

Nós cá em casa temos duas crianças do tipo hiperativo e uma do tipo “não gosto de me mexer”, esta ultima no entanto adora passeios e só lhe faz bem, e os mais novos gastam a energia que têm para dar e vender e depois dormem mais tranquilos, comem melhor e ficam mais bem-dispostos e calmos!

Ontem escolhemos o parque das nações (Lisboa) para ir passear, vivemos perto da zona norte do parque das nações e é muitas vezes uma escolha fácil para nós e é fantástico para as crianças correrem e terem contato com a natureza.

passeio2

Desta vez ficamos mesmo pela zona norte do parque, demos um longo passeio até o sol se pôr e deu para explorar imensas coisas.

Fomos até uma zona de areia mesmo junto ao rio e estiveram a atirar pedrinhas para a água, a ver os efeitos que elas causavam na água, a tentar fazê-las saltar, até descobrirmos medusas na água, então estivemos a observar duas a nadar, uma delas era bebé, eles nunca tinham visto medusas e ficaram fascinados a observa-las.

passeio3

Depois continuando o passeio, houve abracinhos às árvores que eles adoram, jogar à bola, apanhar paus e fazer desenhos na terra batida. As festinhas nos cães das pessoas simpáticas que iam passando e deixavam fazer festas!

Estar sentados na relva a observar o pôr-do-sol, as cores que o rio ganha e os efeitos que se veem na água por baixo da ponte, soprar nos dentes de leão, rolar na relva! Enfim um sem número de coisas ao ar livre num simples passeio por um parque que permite explorar imensas coisas, estimular o contato com a natureza e acima de tudo deixá-los felizes!

E claro que não nos podemos esquecer das fotos que eles adoram tirar, quer estejam de um lado ou do outro da câmara!

Experimentem, investiguem, explorem os parques das vossas cidades!

Claro que para isso é preciso ter tempo, mas as crianças precisam de tempo, de atenção e quando temos filhos temos que estar preparadas para lhes conceder menos tempo, se calhar isso depois implica ter uma casa mais desarrumada, ter os móveis cheios de pó e uns vidros de transparência duvidosa! Mas se não temos um trabalho que nos permite ter tempo para as tarefas de casa e para as crianças, do meu ponto de vista as tarefas de casa devem ficar para segundo plano para bem dos nossos filhos e da nossa sanidade mental também!

passeio1

E para quem quer um negócio que lhe permita ter tempo para tudo também há essa opção, basta investigar um pouco, o que eu faço é uma dessas opções e é um projeto que tu também podes desenvolver, vê neste link mais informações!

banner mae novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.